PUBLICIDADE

Estudo revela que fungo pode reduzir a obesidade em ratos

23 jun 2015 - 12h50
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo publicado nesta terça-feira na revista "Nature" revela que um fungo utilizado na medicina tradicional chinesa, chamado Ganoderma lucidum, foi capaz de reduzir a obesidade de ratos alterando a flora intestinal.

Embora os pesquisadores da Universidade de Chang Gung, em Taiwan, afirmem que é preciso fazer um aprofundamento do estudo, estes primeiros indícios sugerem que o fungo poderia ser muito útil para auxiliar no combate à obesidade. Os estudiosos, liderados pelo professor Hsin-Chih Lai, alimentaram diversos ratos com uma dieta rica em gorduras e incluíram a ela um extrato do fungo Ganoderma lucidum.

Depois de estudar os efeitos dessa dieta nos roedores, os pesquisadores observaram que os ratos tratados mostravam um desequilíbrio na flora intestinal causado pela dieta rica em gorduras, mas, por sua vez, perdiam peso. Esta é a primeira vez que se demonstra que um fungo como o Ganoderma lucidum tem propriedades que favorecem a perda de peso.

Durante séculos, o Ganoderma lucidum foi utilizado como remédio natural na medicina tradicional pelas pessoas na Ásia, que acreditavam que suas propriedades favoreciam a saúde e combatiam o diabetes.

A obesidade é um dos principais problemas de saúde no mundo. Ao todo, mais de 500 milhões de pessoas sofrem que esta doença e cerca de 1,4 bilhão tem sobrepeso.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade