PUBLICIDADE

Fisioterapeuta que tratou David Luiz nega ter usado injeções

17 abr 2015 - 16h00
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O fisioterapeuta brasileiro Eduardo Santos, que levantou questionamentos com um tratamento 'milagroso' para acelerar a recuperação de David Luiz, do Paris Saint-Germain, afirmou ter usado um método aperfeiçoado durante anos, sem precisar recorrer a injeções.

"Não fiz nenhuma injeção nem recorri ao método do plasma enriquecido", escaleceu o fisioterapeuta em entrevista ao jornal francês Le Parisien.

"Esta técnica (conhecida como método PRP, Plasma Rico em Plaquetas) pode ser interessante, mas não para lesões como a de David Luiz", enfatizou Eduardo Santos, que tratou o zagueiro na Rússia, onde trabalha na comissão do Zenit São Petersburgo, time do atacante Hulk.

Há dez dias, o brasileiro sofreu uma lesão muscular na coxa, com previsão inicial de volta em apenas quatro semanas, mas foi relacionado, para a surpresa de todos, para o duelo do PSG com o Barcelona, que os parisienses perderam por 3 a 1, na partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.

Com a lesão do compatriota Thiago Silva, também na coxa, David Luiz precisou entrar logo aos 20 minutos de jogo. Foram 70 minutos complicados, com direito às duas 'canetas' de Suárez. Depois da partida, tanto Blanc quanto o zagueiro revelaram que tinham previsto sua entrada apenas no segundo tempo.

Eduardo Santos garante que não há "nenhum segredo" no tratamento que o jogador recebeu na Rússia.

"Com o passar dos anos, consegui desenvolver um método que permite reduzir em 50% o tempo de recuperação em relação a um tratamento básico", justificou.

"Basicamente, criei minha própria 'caixa de ferramentas' com a qual eu trabalho", explicou.

"Para David Luiz, por exemplo, usei uma agulha muito fina, sem produtos, e eletrodos. Basicamente, limpei o músculo antes de fortalecê-lo, principalmente com eletro-estimulação. Ao invés de esperar uma semana entre uma fase e outro, fizemos tudo ao mesmo tempo", relatou.

"Não se trata de uma receita de cozinha que funciona apenas seguindo o passo a passo, é também uma questão de 'feeling'", resumiu.

Depois do jogo contra o Barça, David Luiz fez questão de elogiar o fisioterapeuta, desmentindo rumores da imprensa espanhola de que tinha sido tratado por um curandeiro, a base de baba de caracol.

"Trabalhei com um fisioterapeuta fantástico. Me sacrifiquei todos os dias por mais de 12 horas para poder jogar esse jogo. Fiquei na Rússia durante cinco dias. Foi um ótimo trabalho", relatou. "Vocês podem ver os exames médicos se quiserem, a previsão de quatro semanas de repouso não era mentira", completou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade