PUBLICIDADE

Forma de cumprimentar pode evitar doenças infecciosas

Apertos de mão aumentam as chances de transmitir bactérias, enquanto 'soquinho' reduz riscos

28 jul 2014 - 20h03
Compartilhar
Exibir comentários
<p>De acordo com estudo, grandes quantidades de bactérias são transmitidas durante o aperto de mãos tradicional</p>
De acordo com estudo, grandes quantidades de bactérias são transmitidas durante o aperto de mãos tradicional
Foto: Getty Images

O aperto de mão tradicional pode ter os dias contados: cientistas descobriram que trocar "soquinhos" com as mãos como forma de cumprimento é mais saudável. As informações são do site do jornal britânico Mirror.

Siga Terra Estilo no Twitter

Para chegar à conclusão, acadêmicos da Aberystwth Universitu, no País de Gales, conduziram uma série de testes sobre a higiene das mãos, em que, com luvas de borracha e uma camada da bactéria e.coli, trocaram cumprimentos como aperto de mão, "high-five" e "soquinho". 

De acordo com o estudo, grandes quantidades de bactérias foram transmitidas durante o aperto de mão. O número caiu pela metade no cumprimento por meio do "high-five" e diminuiu em 90% com o "soquinho". 

Dave Whitworth, professor da instituição, explica que, neste tipo de toque, as mãos se tocam por meio de uma pequena área e, por isso, a transmissão da bactéria é menor. “As pessoas raramente pensam sobre as implicações à saúde quando apertam as mãos”, disse o especialista, que também alerta que a mudança no cumprimento pode reduzir a quantidade de doenças infecciosas. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/beneficios-maconha/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://saude.terra.com.br/infograficos/beneficios-maconha/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;De obesidade &amp;amp;amp;amp;amp;amp;agrave; depress&amp;amp;amp;amp;amp;amp;atilde;o: veja benef&amp;amp;amp;amp;amp;amp;iacute;cios associados &amp;amp;amp;amp;amp;amp;agrave; maconha na medicina&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade