Gestação

publicidade
24 de abril de 2012 • 09h18 • atualizado às 10h45

Conheça os hormônios da mulher que atuam no ciclo menstrual

Durante o ciclo menstrual de uma mulher, o corpo produz quatro hormônios responsáveis, basicamente, pela maturação dos folículos e preparação do endométrio para a implantação de um embrião
Foto: Shutterstock / Especial para Terra

Durante o ciclo menstrual de uma mulher, o corpo produz quatro hormônios responsáveis, basicamente, pela maturação dos folículos e preparação do endométrio para a implantação de um embrião. Uma mulher não fabrica algum desses componentes quando toma anticoncepcional, quando está grávida ou quando possui alguma deficiência hormonal, resultando em um problema de fertilidade que pode ser solucionado com a reposição artificial dessa substância.



Ciclo menstrual

O primeiro dia do ciclo é quando se inicia a menstruação. Enquanto o endométrio descama, o hormônio FSH (folículo estimulante), produzido pela hipófise, começa a ser secretado, fazendo com que se desenvolvam os folículos ovarianos.



Em torno do sétimo dia do ciclo, o FSH começa a diminuir e, por causa da falta desse hormônio, alguns folículos param de crescer e morrem. Em geral, apenas um sobrevive e se desenvolve para iniciar o processo de ovulação. Durante seu crescimento, o folículo ovariano produz quantidades cada vez maiores do segundo hormônio presente no ciclo: o estradiol. Esse hormônio, entre outras coisas, faz com que a espessura do endométrio vá aumentando, preparando-o para receber um possível embrião.



Quando a quantidade de estradiol atinge seu máximo, acontece a liberação de grande quantidade do hormônio LH (luteinizante), também pela hipófise. Depois de algumas horas, começa a ovulação. Concluída essa etapa, o folículo se transforma no chamado corpo lúteo e passa a fabricar, além do estradiol, a progesterona, responsável por preparar o endométrio para a implantação do embrião. Se não ocorre a fecundação, a progesterona e o estradiol param de ser produzidos e recomeça o ciclo menstrual.



Hormônios masculinos

De acordo com Jorge Haddad Filho, urologista do Grupo da Reprodução Humana da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os homens também liberam o FSH, que estimula as células dos testículos a produzirem elementos necessários para a maturação e crescimento de espermatozóides.



Nos homens, o LH estimula outras células testiculares, que fabricam o hormônio masculino (testosterona), também responsável pela maturação e crescimento dos espermatozoides, além de determinar as características sexuais masculinas.



Cross Content
Especial para o Terra
Terra