Gestação

publicidade
15 de maio de 2012 • 10h27

Fertilização traz gêmeos e trigêmeos para famosos; veja

Celine Dion, Rosana Jatobá e Gugu foram alguns dos famosos que tiveram gêmeos depois do tratamento de reprodução assistida
Foto: Getty Images / AgNews

A gravidez múltipla é um dos riscos da gestação concebida por meio das técnicas de reprodução assistida. Como ninguém está imune a essa surpresa, muitos famosos que passaram por tratamentos também acabaram se tornando pais de gêmeos e trigêmeos.



Um dos casos mais conhecidos no Brasil é o do casal de jornalistas Willian Bonner e Fátima Bernardes, da Rede Globo. Os dois fizeram uma fertilização

in vitro

em 1997. O procedimento resultou na gestação dos trigêmeos Beatriz, Laura e Vinícius.



Em 2010, a atriz Suzy Rego engravidou dos gêmeos Marco e Mássimo. A jornalista Rosana Jatobá, a atrizes Cláudia Mauro e Bianca Rinaldi e até o rei Pelé também fazem parte dessa lista.



Os gêmeos se popularizaram igualmente entre as celebridades internacionais. O cantor Rick Martin recorreu a uma "barriga de aluguel" para realizar o sonho de ter um filho com seu companheiro. Os gêmeos Matteo e Valentino são o fruto desse relacionamento. Também tiveram gêmeos após tratamentos de fertilidade a cantora Celine Dion e a atriz britânica Jane Seymour, entre outros.



Regras

A gravidez de múltiplos durante os tratamentos de fertilização assistida podem acontecer porque os médicos costumam implantar mais de um embrião durante o procedimento. O Conselho Federal de Medicina (CFM) elaborou um documento que determina a quantidade de óvulos fecundados que uma mulher pode receber no tratamento de fertilização

in vitro

, conhecido popularmente como a técnica do bebê de proveta.



A norma diz que mulheres com até 35 anos podem receber até dois embriões. Quando a faixa etária sobe para de 36 a 40 anos, o especialista poderá implantar até três embriões. No caso de mulheres que têm mais de 40 anos, o número máximo de células transferidas sobe para quatro.



Confira na galeria de fotos outras celebridades que passaram por técnicas de reprodução assistida e tiveram gravidez múltipla.

Cross Content