PUBLICIDADE

Grávidas que se exercitam estimulam desenvolvimento cerebral do bebê

A prática de 20 minutos de exercícios físicos, três vezes por semana, pode estimular o desenvolvimento do cérebro do bebê no útero

11 nov 2013 - 11h22
(atualizado às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Apenas 20 minutos de atividade física, três vezes por semana, podem fazer bem para o cérebro do bebê</p>
Apenas 20 minutos de atividade física, três vezes por semana, podem fazer bem para o cérebro do bebê
Foto: Getty Images

A atividade física traz diversos benefícios à saúde e, agora, uma recente pesquisa traz uma boa notícia também para as futuras mamães que não abandonam este hábito durante a gestação.

Pesquisadores canadenses descobriram que a prática de 20 minutos de exercícios físicos, três vezes por semana, pode estimular o desenvolvimento do cérebro do bebê no útero. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.

Os especialistas examinaram recém-nascidos, mas eles acreditam que os benefícios podem durar a vida inteira. “Estamos otimistas que isso possa encorajar as mulheres a mudarem os seus hábitos de saúde, uma vez que o simples ato de se exercitar durante a gravidez pode fazer a diferença para o futuro do seu filho”, disse o time que trabalhou no estudo, da University of Montreal.

Eles  pediram que dez mulheres grávidas se exercitassem pelo menos três vezes por semana até o ponto de ficarem com um pouco de falta de ar. Eles cronometraram uma média de quase duas horas de exercícios por semana – algumas delas fizeram caminhadas a passos largos, outras correram, andaram de bicicleta ou nadaram.

Um segundo grupo de grávidas não se exercitaram e eram apenas moderadamente ativas apenas dez minutos por semana.

Quando os bebês nasceram, os pesquisadores mediram a atividade cerebral usando uma capa com mais de 100 eletrodos. Assim que cada bebê dormia, eram emitidos sinais sonoros repetidamente. Ocasionalmente, estes sinais eram interrompidos por um segundo som.

Eles observaram a atividade cerebral dos bebês cujas mães tinham se exercitado, que interpretaram mais facilmente os dois separados. Isto demonstra que o cérebro se desenvolveu mais rapidamente.

A conferência anual da Society for Neuroscience já recebeu pesquisas que mostravam que os exercícios físicos durante a gravidez melhora o QI e o vocabulário até pelo menos os cinco anos de idade.

&amp;lt;a data-cke-saved-href="http://mulher.terra.com.br/infograficos/primeira-gravidez/iframe.htm" href="http://mulher.terra.com.br/infograficos/primeira-gravidez/iframe.htm"&amp;gt;veja o infogr&aacute;fico&amp;lt;/a&amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade