PUBLICIDADE

Gravidez tardia: veja quais os desafios e como planejar

Compartilhar
Exibir comentários

Adiar a gravidez pode causar angústia nas mulheres, já que elas não sabem se conseguirão se tornar mães quando atingem uma idade mais avançada. A informação vem de um estudo divulgado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Cuidados extras e complicações devem ser tratadas com atenção especial na gravidez tardia
Cuidados extras e complicações devem ser tratadas com atenção especial na gravidez tardia
Foto: Getty Images

A pesquisa, conduzida pela psicóloga Maria Galrão Rio Lima, mostrou que a maioria das mulheres decide postergar a maternidade para desfrutar de uma vida conjugal ideal - que inclui encontrar um parceiro perfeito, curtir os primeiro anos de casamento, e atingir estabilidade financeira, por volta dos 35 anos, sendo que se casaram aos 28 anos.

A carreira não aparece como prioridade nesse cenário. A especialista aponta que as mulheres que tomaram a decisão e não conseguiram engravidar sofrem de decepção e de sentimento de fracasso. "Existe hoje um discurso perigoso de que a mulher pode tudo, e, pior, deve obter sucesso em todos os âmbitos de sua vida, mas ninguém tem controle de quando vai ficar grávida", disse a psicóloga.

Veja o que a medicina diz sobre a gravidez tardia, os principais desafios e sobre os recursos disponíveis para ajudar as mulheres a serem mães.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade