PUBLICIDADE

Praticar natação durante gravidez pode causar alergias no bebê, diz estudo

Compartilhar
Exibir comentários
A exposição a produtos usados para tratar a água deixa o bebê mais suscetível a problemas como eczema e asma
A exposição a produtos usados para tratar a água deixa o bebê mais suscetível a problemas como eczema e asma
Foto: Getty Images

Os benefícios das atividades físicas a todos, inclusive às gestantes, são bastante divulgados pelos médicos. Mas uma pesquisa realizada na Inglaterra e publicada no British Journal of Dermatology mostrou que praticar natação pode provocar alergias no bebê após o parto.

Cientistas do Instituto de Dermatologia St. John e da Universidade de Manchester disseram que substâncias químicas comuns usadas nas piscinas, como o cloro, além de outros usados para limpeza, são responsáveis pelo crescimento das alergias nos últimos 50 anos. Nesse período, o número de casos cresceu mais de cinco vezes.

A exposição aos produtos afetaria o sistema imunológico do bebê ainda no útero materno, deixando-os mais suscetíveis a problemas como eczema e asma. Outra hipótese para o aumento de casos como esses seria o estilo de vida longe da sujeira ou do ambiente natural, o que deixaria o corpo mais propenso a irritações.

Apesar do alerta, os médicos mantiveram a recomendação de que grávidas devem manter rotina de exercícios. "Ainda estamos investigando as reais causas do aumento nos casos de alergias. Por enquanto, não provamos nada, é uma hipótese, mas sabemos que usamos muito mais substâncias químicas do que há 50 anos, seja nos itens de higiene pessoal ou nos alimentos processados", disse o médico John McFadden, do Instituto de Dermatologia St. John.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/saude/infograficos/alergias-de-pele/" href="http://www.terra.com.br/saude/infograficos/alergias-de-pele/">Alergias de pele</a>
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade