PUBLICIDADE

Saiba quais doenças em geral podem atrapalhar a fertilidade

4 mai 2012 - 09h21
Compartilhar

Você sabia que doenças em outros órgãos do corpo podem afetar indiretamente a fertilidade de homens e mulheres? Hipertensão, hipotireoidismo, diabetes, obesidade, anorexia e caxumba são alguns exemplos de enfermidades que podem desregular os hormônios do organismo, afetando a qualidade dos espermatozoides e dos óvulos, além de prejudicar os órgãos reprodutores, por meio de infecções ou problemas na circulação.

A hipertensão pode prejudicar a fertilidade masculina e feminina, pois normalmente está relacionada ao aparecimento de problemas vasculares
A hipertensão pode prejudicar a fertilidade masculina e feminina, pois normalmente está relacionada ao aparecimento de problemas vasculares
Foto: Dreamstime / Especial para Terra


Conheça algumas das doenças que podem causar problemas de fertilidade.



Endometriose

Apesar de não existir uma relação absoluta entre endometriose e infertilidade, a doença pode, em casos mais graves, comprometer o bom funcionamento das trompas e dos ovários. Se isso acontecer e a paciente quiser engravidar, a indução de ovulação e a reprodução assistida são opções de tratamento.



Varicocele

A varicocele, varizes na região dos testículos, também pode comprometer a fertilidade. Em determinados estágios da doença, se um especialista vir que a produção de esperma está comprometida pela varicocele, a cirurgia é uma opção para resolver o problema.



Tireoide

O hipotireoidismo contribui, quando não tratado, para afetar a fertilidade feminina, principalmente. Com o descontrole hormonal da tireoide, as mulheres podem ter problemas de ovulação ou dificuldades na hora da implantação do embrião no útero, facilitando um aborto.



Obesidade

Mulheres que sofrem com a obesidade costumam ter mais problemas de fertilidade. Os níveis de gordura no corpo se relacionam diretamente com a produção de insulina liberada pelo pâncreas, podendo causar ou piorar a síndrome do ovário policístico (SOP).



Além disso, o excesso de peso faz com que o homem e a mulher tenham a qualidade da produção de gametas alterada. O homem, portanto, tende a produzir menos espermatozoides e de qualidade inferior. E a mulher pode ter a ovulação prejudicada.



Anorexia

Segundo Paulo Bianchi, coordenador do Hospital Samaritano e especialista em Reprodução Humana pela Clínica Huntington, de São Paulo, a redução exagerada do peso pode ser mais prejudicial à fertilidade feminina e masculina do que o excesso dele. O corpo da mulher é mais sensível às alterações sistêmicas. Por isso, a ovulação e a sustentação de uma gravidez podem ser prejudicadas. O médico explica que a anorexia pode alterar o ciclo menstrual da mulher, diminuindo seu potencial reprodutivo. O mesmo acontece com o homem, que pode ter a qualidade dos seus gametas afetada.



Caxumba

Muitas pessoas acham que ter caxumba não tem nada a ver com comprometimento dos testículos e com a fertilidade masculina. Porém, se a infecção atingir não só a glândula parótida, mas também os testículos, isso pode causar até a sua atrofia. A orquite (infecção dos testículos) está associada à existência de caxumba, segundo dados do guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.



Hipertensão e diabetes

São doenças em outras partes no corpo, mas que podem ter uma relação com a fertilidade. De acordo com Bianchi, a hipertensão e o diabetes podem agregar problemas vasculares para o paciente. E a deficiência vascular poderia atingir a fertilidade, se o problema está localizado na região dos órgãos reprodutores.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Publicidade