PUBLICIDADE

Tomar pílula não interfere na fertilidade feminina

11 abr 2012 - 12h04
Compartilhar

É comum mulheres ficarem em dúvida se o uso por muito tempo da pílula anticoncepcional influencia na fertilidade. O medo pelo desconhecido sempre gera mal-entendidos - e a questão acabou virando um grande mito.

A pílula anticoncepcional não tem nenhuma relação com a fertilidade feminina, afirmam os especialistas
A pílula anticoncepcional não tem nenhuma relação com a fertilidade feminina, afirmam os especialistas
Foto: Shutterstock / Especial para Terra


Jorge Haddad Filho, urologista do Grupo da Reprodução Humana da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), responde à dúvida: "a pílula anticoncepcional não influencia em problemas de fertilidade para a mulher". O que ela pode fazer - e isso é comum - é mascarar um problema de fertilidade que a mulher já tenha, e que acabará vindo à tona somente quando parar de tomar a pílula.



Toda mulher produz um hormônio que faz com que se desenvolvam os folículos ovarianos (bolsas nas quais os óvulos se formam). Durante o ciclo menstrual, naturalmente alguns folículos param de crescer e morrem (isso se chama apoptose, conhecida como "morte celular programada").



Normalmente, apenas um folículo por mês se desenvolve e vai ovular, ou seja, fazer com que o óvulo seja liberado e se prepare para a formação de um possível embrião. O que acontece em uma pessoa que toma pílula é bem simples: os folículos não amadurecerão o suficiente para gerar óvulos. Por isso, dizemos que esta mulher não ovula.



Haddad afirma que, quando uma mulher para de tomar pílula e quer engravidar, as chances de ter gêmeos, por exemplo, crescem. "Imagine você segurar um 'bichinho' durante anos. Quando você abre a 'porteira', ele vai sair correndo com força total. Por isso, podem sair dois óvulos de uma vez mais facilmente", explica. Mas isso varia muito de mulher para mulher.



Além disso, é preciso entender que, assim como o corpo envelhece, os nossos órgãos internos também. Os folículos vão diminuindo em quantidade e perdendo qualidade ao longo dos anos, principalmente depois dos 35 anos.



Cross Content

Especial para o Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade