PUBLICIDADE

Grávidas com estresse podem ter filhos com problemas de saúde

4 jul 2012 - 17h44
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Mulheres grávidas que sofrem de estresse têm 60% mais chances de terem bebês com problemas de saúde, indica um novo estudo divulgado pelo jornal britânico Daily Mail. O estresse durante a gestação deixa o feto mais suscetível a condições como síndrome de aspiração de mecônio, o que pode exigir um respirador artificial logo na primeira hora de vida.

Mulheres grávidas que passam por momentos de estresse podem ter bebês com problemas respiratórios, segundo uma nova pesquisa
Mulheres grávidas que passam por momentos de estresse podem ter bebês com problemas respiratórios, segundo uma nova pesquisa
Foto: Getty Images

A aspiração de mecônio é geralmente ligada ao sofrimento fetal, e ocorre depois que o bebê respira uma mistura de mecônio, fezes e fluido amniótico. Pesquisadores da Princeton University analisaram registros de nascimento e, em paralelo, condições metereológicas para encontrar crianças que nasceram no Texas entre 1996 e 2008, cujas mães estavam expostas a furacões ou grandes tempestades tropicais durante a gravidez.

Os resultados mostraram que as mães que moravam em um raio de 30 km de um furação durante o terceiro trimestre estavam 60% mais propensas a ter um bebê com condições anormais.Os pesquisadores acreditam que os resultados podem estar ligados ao aumento dos hormônios do estresse, gerados pelas tempestades e furacões.

A professora Janet Currie, da Princeton University, afirmou que o fato de saber que a criança terá problemass respiratórios ao nascer é um indicativo importante para resultados de longo prazo. "Há muito interesse nessa área, de como as coisas que acontecem cedo podem afetar os resultados futuros", ressaltou. O estudo foi publicado no National Bureau of Economic Research.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade