PUBLICIDADE

Homem mais obeso do mundo está fora de perigo após cirurgia de urgência

25 nov 2015 - 22h14
Compartilhar
Exibir comentários

O mexicano Andrés Moreno, considerado o homem mais obeso do mundo, está "fora de perigo" e "em condição estável" em um hospital de Guadalajara, após ser operado de urgência para extirpar uma hérnia que afetava seu intestino, disse nesta quarta-feira à Agência Efe o médico José Castañeda.

Os médicos cortaram cerca de 80 centímetros do intestino de Moreno, já que a hérnia havia "estrangulado" parte deste órgão, explicou Castañeda, que no dia 28 de outubro realizou no paciente uma cirurgia de derivação biliopancreática com cruzamento duodenal, cujo objetivo é fazê-lo perder peso.

Após a intervenção cirúrgica de emergência realizada na quinta-feira passada em Ciudad Obregón, onde vive, Moreno foi transferido de helicóptero para Guadalajara, capital do estado de Jalisco, onde realizou exames radiológicos e de laboratório.

Castañeda descartou que esta emergência seja uma complicação direta da cirurgia para perder peso e afirmou que sabiam que Andrés tinha a hérnia antes de ser tratado pelo sobrepeso que padece há anos e que o levou a pesar até 444 quilos.

"Estamos falando do obeso mais obeso do planeta e seu corpo é totalmente diferente dos demais e está experimentando mudanças devido a uma perda de peso forçada. E os intestinos e os órgãos estão se reacomodando", comentou o médico.

Castañeda assegurou que este "é um caso entre mil", que é "verdadeiramente raro", e não descartou a possibilidade que apareçam novas doenças que podem estar ocultas ou situações transitórias que exijam uma intervenção imediata.

O médico contou que durante a emergência Moreno foi alimentado por via intravenosa, além do consumo de alimentos brandos que fazem parte da dieta.

Castañeda acrescentou que neste fim de semana começará a terceira fase de seu regime, com a incorporação de alimentos sólidos.

Moreno afirma estar tranquilo e animado, apesar das fortes dores no estômago que a hérnia lhe provocou há poucos dias.

"Isso me dá mais força, porque me dou conta que quanto mais dor enfrentar, mais forte me tornarei. Eu sigo adiante e com todas a força de vontade do mundo, ninguém vai me parar", disse Moreno à Efe, sentado em uma poltrona do quarto 131 do Hospital Arboledas.

Quase um mês depois da operação que assegura ter mudado sua vida, Moreno perdeu cerca de 30 quilos, o que lhe permite dar os primeiros passos por si mesmo, depois de muitos anos dependendo de outras pessoas para movimentar-se.

Moreno garante ter a força e a paciência necessárias para enfrentar esta e outras complicações, pois sabe que perder 90% de seu peso será um processo lento.

"Não me desespero para caminhar, eu sei que não vou estar preso a esse corpo no qual estava preso", afirmou, brincando que em breve estará nos corredores do hospital "dançando chachachá".

O mexicano permanecerá os próximos dias no hospital sob observação médica e pode receber alta já na próxima segunda-feira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade