Patricia Zwipp/Ponto a Ponto Ideias
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. O vício mata cerca de 6 milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são fumantes passivas. É um dos maiores fatores de risco para doenças crônicas, como as cardiovasculares, as de pulmão e o câncer. Portanto, se você fuma, está mais do que provado que deve parar.
“Além do excelente sentimento de confiança por livrar-se de uma dependência química, a pessoa sempre terá bons motivos para abandonar de vez o cigarro. Parar de fumar é a atitude isolada mais importante que um fumante pode tomar para melhorar sua saúde”, disse a médica nutróloga Seide Abdala.
Para conscientizar e incentivar a desistência do fumo, no Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), o Terra, com a ajuda de Seide, do Instituto de Câncer e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, apresenta curiosidades sobre fumo passivo, riscos de fumar, dicas para abandonar o vício e benefícios à saúde obtidos a partir do momento que o cigarro estiver fora de sua vida.