> Vida e Saúde  > Alimentação
notícias por e-mail   fale conosco  rss
Notícias por e-mail
Fale conosco
  Sites relacionados
Biotecnologia
CyberDiet
Instituto da Mama
Plástica e Beleza


Alimentação
Campeões de saúde: Vinho
 
Bianca Piragibe
 
Notícias
» Introdução
» Alcachofra
» Aveia
» Azeite
» Chá
» Farelos e cereais integrais
» Frutas cítricas
» Oleaginosas
» Peixe
» Soja
» Vinho
Notícias
» Introdução
» Aguardente
» Cerveja
» Tequila
» Saquê
» Uísque
» Vinho
» Vodca
» Tabela de calorias das bebidas
» Efeitos do álcool
Sites Relacionados
» Teste: você está bebendo demais?
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Na década de 90, descobriu-se que os franceses apresentavam um menor risco de morte do que os norte-americanos, apesar de ambos os povos terem o mesmo nível de colesterol e, ainda pior, os franceses ingerirem muito mais gordura saturada.

Como pode? Essa questão foi denominada o "paradoxo francês" e deu origem a inúmeros estudos. A cada dia surgem novas pesquisas tentando desvendar os mistérios daquele que foi identificado como o salvador da saúde dos franceses: o vinho.

Ao contrário do que alguns comentários preliminares indicavam, também o branco, e não só o tinto, pode ser responsável por:

  • Prevenir de resfriados ao câncer;

  • Controlar a hipertensão;

  • Reduzir o risco de problemas cardíacos e, nos casos de pessoas já doentes, ajudar a evitar um segundo enfarte;

  • Em idosos, diminuir o risco de desenvolver problemas mentais.

    É claro: os benefícios se resumem ao consumo moderado de vinho - no máximo 250 ml diários. O abuso do álcool, como se sabe, acarreta inúmeros problemas de saúde.
     

  • Redação Terra
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde  
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2008,Terra Networks Brasil S/A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade