|
Dormir melhora o funcionamento do cérebro e parece estimular a criatividade, segundo um estudo científico publicado no último número da revista britânica "Nature".
O estudo, feito por um grupo de pesquisadores alemães, afirma que, "ao restruturar as novas representações da memória, o sonho facilita a extração do conhecimento explícito e do comportamento revelador".
A essa conclusão chegou uma equipe de especialistas da Universidade alemã de Lübeck, chefiada por Jan Born, depois de estudar o comportamento de 66 voluntários, antes e após dormir.
Os participantes eram duas vezes mais rápidos em conseguir a solução para um problema quando tinham dormido, mas os cientistas alertaram que a criatividade só melhora quando existia previamente memória antes do sono.
O teste consistia em chegar a uma solução matemática a partir de uma lista de oito números através da aplicação de três regras simples, a última das quais estava oculta.
Dos 22 participantes que receberam permissão para dormir, 59 por cento descobriram o método que permitia fazer essa operação matemática, mas essa porcentagem caiu para 22 por cento entre os voluntários que não dormiram.
Em um artigo que acompanha a pesquisa, Pierre Marquet e Perrine Ruby, da Universidade de Liège (Bélgica), explicaram que a tarefa dada aos participantes "parece ter se organizado durante o sono, o que os levou a descobrir o método oculto na manhã seguinte".
"O sono se relacionou com a aprendizagem e a memória no cérebro adulto e acredita-se que favorece o processamento de novas memórias", concluíram os pesquisadores.
Segundo estes especialistas, falta determinar que zonas do cérebro e interações de neurônios ocorrem enquanto se dorme, e também que tipo de sono é mais efetivo.
|