|
Marli da S. Jacobsen/Isma-BR
Pratico natação três vezes por semana, corro 30 min por dia e faço musculação. Trabalho à tarde e estudo de manhã. Corro o risco de me estressar?
Rogério, 27 anos.
Prezado Rogério,
Nossa vida é mantida devido a existência de um complexo equilíbrio dinâmico, denominado homeostase, o qual é constantemente ameaçado por eventos externos ou internos, chamados estressores. Desta forma, o estresse pode ser entendido como um estado que ameça a homeostase.
O estresse constitui-se no processo pelo qual as condições do ambiente (externo ou interno) excedem ou ultrapassam a capacidade adaptativa das pessoas, ocasionando mudanças psicológicas, biológicas e comportamentais que podem afetar a saúde. Todos estamos estressados em diversos graus de nossa vida diária.
Saúde compreende o bem-estar físico, psíquico, social e espiritual, não meramente a ausência de enfermidades. Por seu relato, sua saúde física parece estar com ótimo condicionamento, o que faz com que você tenha recursos próprios de enfrentamento diante de situações estressoras. Igualmente, para a promoção global de sua saúde, procure desenvolver e fortalecer sua dimensão emocional, suas crenças, fé, alegria, otimismo, e também o seu círculo de apoio familiar e social que o auxiliarão no enfrentamento de possíveis situações estressoras.
|