> Vida e Saúde > Alimentação  > Consultório de Alimentação
notícias por e-mail   fale conosco  rss
Notícias por e-mail
Fale conosco
  Sites relacionados
Biotecnologia
CyberDiet
Instituto da Mama
Plástica e Beleza


Consultório de Alimentação
Quais alimentos provocam a enxaqueca?
 
Notícias
» Descubra se você sofre de enxaqueca
» Garanta o diagnóstico correto da enxaqueca
» Aprenda a evitar as crises de enxaqueca
» Saiba o que fazer durante uma crise de enxaqueca
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Personal Diet

Quais alimentos que podem provocar a enxaqueca?
Adri, 27 anos.

Prezado(a) Adri,
A síndrome enxaqueca é clinicamente definida como uma cefaléia intensa, episódica e latejante, geralmente em um lado da cabeça. Supostamente, é de origem vascular.

Segundo estudos, 20% dos casos de enxaqueca estão relacionados a fatores nutricionais. Níveis elevados de lipídeos plasmáticos e ácidos graxos livres são fatores que predispõe à agregação plaquetária, redução de serotonina e aumento de prostaglandinas, tornando-se assim, fatores de desencadeamento de enxaqueca. Alguns estudos demonstram que a deficiência de magnésio pode representar um importante papel no desenvolvimento da enxaqueca no período menstrual e algumas evidências sugerem que a isoflavona, encontrada na soja, age como modulador dos receptores seletivos naturais do estrógeno, diminuído as crises.

Outros dois fatores que podem também contribuir para o desencadeamento de crises são a presença de Helicobacter pylorum (detectado através de endoscopia) e hipoglicemia reativa. As substâncias que causam modificações no tônus vascular, desencadeando as crises, são:

  • tiramina, presente no leite, queijos curados e ricota;
  • fenilalanina, presente em bebidas a base de cola e outros alimentos industrializados;
  • flavonóides enólicos e álcool, presentes no vinho tinto;
  • aditivos alimentares(glutamato de sódio, aspartame e nitrato de sódio), presentes no adoçante e temperos industrializados;
  • cafeína, presente no café, chá preto, chá mate e chocolates;

    Além destas substâncias, outros alimentos também são responsáveis pelas crises, como frutas cítricas e alimentos gordurosos(como carne de porco, amendoim, nozes...). O mais adequado seria eliminar os alimentos suspeitos, para melhora do quadro, e em seguida reintroduzí-los aos poucos na dieta a fim de detectar os responsáveis.

    Existe uma mistura de dois componentes que melhora muito estas crises, a água de coco, pois hidrata e repõe sais minerais e o gengibre em pó, que tem a função de diminuir o processo inflamatório, pois inibe a produção das prostaglandinas e conseqüentemente a dor. Deve ser ingerido um copo de água de coco (200ml) para uma colher de chá de gengibre em pó, após meia- hora a dor terá cessado ou pelo menos diminuído. Como prevenção, pode ser consumido em dias alternados.


     

  • Especial para Terra
     » Condições de uso do canal Vida e Saúde  
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2008,Terra Networks Brasil S/A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade