> Vida e Saúde  > Alimentação
notícias por e-mail   fale conosco  rss
Notícias por e-mail
Fale conosco
  Sites relacionados
Biotecnologia
CyberDiet
Plástica e Beleza
Projeto Ambsex


Alimentação
Quarta, 2 de setembro de 2009, 14h27 
Dieta mediterrânea reduz necessidade de remédios para diabetes
 
Patricia Zwipp
 
Getty Images
Grãos integrais, hortaliças, azeite, noz, peixes e frutos do mar formam a base da cozinha mediterrânea
Enquete

Você concorda com o resultado da pesquisa?

Sim
Não

Últimas de Alimentação
» Suco de beterraba pode aumentar resistência de atletas
» Dieta mediterrânea reduz necessidade de remédios para diabetes
» Prática regular de ioga é associada a melhores hábitos alimentares
» Fazer dieta para emagrecer pode causar estresse
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A culinária mediterrânea é considerada uma das mais saudáveis e compõe seus pratos com grãos integrais, hortaliças, azeite, noz, peixes, frutos do mar. A partir de agora, os amantes dessa dieta têm mais um motivo para apreciá-la, de acordo com uma pesquisa financiada pela Segunda Universidade de Nápoles, na Itália, ela reduz a probabilidade de que pacientes recém-diagnosticados com diabetes tipo 2 precisem de tratamento medicamentoso.

» Chat: tecle sobre o assunto
» vc repórter: mande fotos
e notícias


Para chegar a essa conclusão, Dario Giugliano e seus colegas conduziram um estudo entre janeiro de 2004 e setembro de 2008 na clínica de diabetes da universidade italiana. Acompanharam 215 pessoas com sobrepeso (IMC maior que 25) entre 30 e 75 anos. Todos haviam descoberto a doença recentemente, nunca tinham recebido remédios anti-hiperglicêmicos e apresentavam níveis de hemoglobina A1c (HbA1c) inferiores a 11 %.

Metade dos participantes aderiu à dieta baseada na dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo ou de cultura mediterrânea, como Portugal. O outro grupo adotou uma alimentação de baixo teor de gordura. Em ambos os casos, as mulheres estavam restritas a 1.500 calorias por dia, enquanto os homens podiam alcançar 1.800. Todos contaram com conselhos de nutricionistas e tinham de registrar diariamente o que ingeriam.

Segundo o relatório publicado no Annals of Internal Medicine, apenas 44% dos diabéticos que provaram as iguarias mediterrâneas precisaram do auxílio medicamentoso, contra 70% dos que fizeram refeições de baixo teor de gordura. Outras vantagens da dieta mediterrânea em comparação à outra foram maior perda de peso e melhor controle de açúcar no sangue e de risco coronariano.

¿Apesar desse efeito benéfico, a Associação Americana de Diabetes recomenda que os pacientes recém-diagnosticados com diabetes tipo 2 sejam tratados com a farmacoterapia, bem como com mudanças de estilo de vida. A farmacoterapia também falha frequentemente com o tempo e algumas drogas são associadas a riscos cardiovasculares entre outros¿, declararam os cientistas, como informa o site MedPage Today.

Os autores apontam algumas limitações do trabalho. Entre elas está o fato de não avaliarem diretamente o que os pacientes comeram.


 
Especial para Terra
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde  
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks Brasil S/A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade