0

Messi participa de campanha da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos

10 fev 2016
17h30
  • separator
  • comentários

Uma campanha da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, da qual participam artistas e personalidades do esporte como o jogador argentino Lionel Messi, foi abraçada por várias entidades estrangeiras que fomentam esse tipo de ação, informaram nesta quarta-feira os responsáveis pela iniciativa.

O músico Bruno Saike, líder da banda He Saike e promotor da campanha, contou à Agência Efe que o vídeo "Juntos Outra Vez", uma versão em português da música "Sueño Dorado", foi "adotado" por organismos que promovem a doação de órgãos na Alemanha, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Sérvia, Canadá e Colômbia.

A iniciativa foi amparada como campanha institucional da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e entre os 128 convidados para participar do vídeo estão a cantora italiana Laura Pausini, o jogador Robinho e o bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.

O técnico da seleção masculina vôlei, Bernardinho, o campeão mundial de surfe Gabriel Medina, o ex-jogador Carlos Alberto Torres, o desenhista Mauricio de Souza e o ginasta e medalhista olímpico Arthur Zanetti são outros dos apoiaram a campanha.

Além da Fundação Leo Messi, a campanha "foi adotada oficialmente por entidades como a ATU (Associação de Transplantes do Uruguai), a CT (Corporação de Transplantes) do Chile e a Sociedade Europeia de Transplantes de Órgãos (ESOT), a principal da Europa em transplantes e doação de órgãos", afirmou Saike.

Também aderiram à campanha a Associação Mundial de Medicina (WMA), com sede na França; a Fundação Nacional de Trasplantados (FNT) da Colômbia, a Organização Internacional de Receptores de Transplantes (TRIO) e a Sociedade Internacional dos Enfermeiros de Transplante (ITNS), ambas com sede nos Estados Unidos.

A ONG Segunda Chance e a Fundação Nacional de Transplantes (NFT) dos Estados Unidos, o Diário de Transplantes do Canadá, a Rede de Doadores da Sérvia (DMS) e a instituição Atletas pela Doação de Órgãos da Alemanha se uniram igualmente à campanha brasileira.

Saike espera que esta "repercussão internacional" da campanha "reforce os esforços" no Brasil, um país que apesar do aumento de doadores ainda vive problemas para enfrentar a realidade do processo que requer um transplante.

O ativista e músico lembrou que recentemente um jovem morreu porque não havia um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) disponível para o transporte do órgão doado.

"Aconteceram 42 casos desse tipo em 2015, quando a FAB foi requerida e haviam aeronaves disponíveis. E isso porque existe uma lei federal que dá prioridade a este tipo de atendimento, tanto em aeronaves militares como comerciais", ressaltou Saike.

O vídeo da nova versão da música do argentino Abel Pintos, interpretada pela banda He Saike em parceria com a cantora Tânia Mara, tem mais de 800 mil visualizações no YouTube desde que foi lançado, em setembro.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade