0

Conheça 30 superalimentos para mulheres

  • separator
  • comentários

Manter a saúde, deixar a barriga sarada e aumentar a energia são benefícios que podem ser conquistados com a escolha correta dos alimentos. Alguns itens colaboram para ter ossos fortes, queimar gordura, deixar a mente mais atenta. O site Health listou 30 deles, selecionados especialmente para mulheres. Veja e confira os benefícios de cada um.

Melancia é um dos superalimentos para mulheres
Melancia é um dos superalimentos para mulheres
Foto: Getty Images
Salmão
O peixe fornece ômega 3 ao organismo, substância associada à boa saúde do coração. Um dos ácidos graxos contidos no alimento é o docosa-hexaenoico, fundamental durante a gestação, por exemplo. Ômega 3 ainda está associado ao bom humor, combate à depressão, proteção contra doenças degenerativas, como Alzheimer, e combate ao câncer. O salmão ainda contém vitamina D. Segundo a American Heart Association, é recomendado o consumo de duas porções semanais.
 
Mirtilos
São apontados pelos médicos como alimentos que combatem o envelhecimento. Previnem a perda de memória, melhoram a coordenação motora e podem ajudar a controlar a pressão arterial. Suas propriedades antioxidantes ainda têm papel na prevenção às rugas. Uma xícara das frutas frescas contém cerca de 80 calorias. E a recomendação de consumo é de meia xícara até uma inteira, diariamente.
 
Aveia
Os grãos têm importante papel no controle do mau colesterol e também no controle de peso, já que conferem sensação de saciedade, devido à presença de fibras solúveis e insolúveis. Aveia pode ser usada no preparo de diversos pratos, como mingaus, bolos, sopas, ou usada sobre frutas e outros alimentos.
 
Brócolis
A lista de benefícios do vegetal é extensa: rico em vitaminas C e A, fibra, ácido fólico, cálcio, ferro, potássio e ainda contém apenas 30 calorias por porção. Há pesquisas que associam o consumo de brócolis à redução do risco de câncer, já que o alimento diminui o excesso de progesterona no corpo feminino.
 
Nozes
Ingerir uma porção por dia ajuda a baixar o mau colesterol, aumenta a capacidade cerebral, ajuda a melhorar o sono, combate o estresse, previne doenças cardíacas e câncer. São ricas em proteínas, fibras, vitaminas, minerais e ômega 3. A recomendação é ingerir seis nozes por dia.
 
Abacate
Rico em gordura monoinsaturada pode ajudar na manutenção ou perda de peso. A fruta ainda oferece potássio, magnésio, ácido fólico, proteínas e as vitaminas B6, E e K. Dá para comer metade de uma diariamente.
 
Feijões vermelhos
Ricos em substâncias antioxidantes e recheados de proteínas, ácido fólico, minerais e fibras que ajudam o corpo a queimar gordura, conferem sensação de saciedade, controlam a quantidade de açúcares no sangue. A recomendação é a de ingerir três xícaras por semana.
 
Iogurte grego
A versão mais espessa e cremosa dos iogurtes oferece boas doses de cálcio, quase um quarto da necessidade diária das mulheres. O iogurte grego ainda contém mais proteínas do que as demais versões do alimento.
 
Azeite de oliva
Um estudo da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, associou o consumo do óleo ao combate ao mal de Alzheimer e também à confusão mental. Consuma duas colheres de sopa por dia, em receitas, temperos e até em substituição à manteiga no pão.
 
Chocolate amargo
A versão do doce é rica em antioxidantes, que podem reduzir riscos de problemas cardíacos e derrames, magnésio, manganês, cobre, zinco e fósforo. O consumo está associado à saúde dos ossos, hidratação da pele, queda da pressão sanguínea e ainda ao bom funcionamento cerebral. A recomendação é comer apenas um quadradinho por dia, cerca de 7g, e sempre nas versões com pelo menos 70% de cacau.
 
Amêndoas
Ajudam a reduzir o mau colesterol e podem ser boas aliadas na perda de peso. Estudo mostrou que pessoas que consumiam amêndoas na dieta foram mais bem sucedidas na eliminação de quilos e depois conseguiram manter o resultado com mais facilidade
 
Chá verde
O consumo da bebida é associado por médicos ao combate ao câncer, doenças cardíacas, diabetes e derrames. Ainda aponta-se que tomar quatro xícaras por dia ajuda a queimar cerca de 80 calorias.
 
Leite orgânico
Fonte de proteínas, cálcio e vitamina D, nutriente deficiente em muitas mulheres.
 
Uvas-passa
Fibras, ferro e vitamina C são algumas das substâncias encontradas na versão seca da fruta, que é boa fonte de carboidratos e confere aumento na energia do corpo.
 
Batata-doce
O alimento é rico em antioxidantes, carboidratos, fibras, vitaminas, manganês e potássio.
 
Kiwi
Uma unidade da fruta oferece 70 ml de vitamina C, quase o total da recomendação diária, que é de 75 ml. Faz bem aos olhos e colabora para a saúde cardíaca.
 
Cogumelos
Qualquer variedade deve fazer parte da dieta. Mas segundo estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, as versões crimini e portobelo são as mais ricas em antioxidantes.
 
Framboesa
A fruta Contém elagitanina, uma versão de antioxidante que combate o câncer, além de vitamina K, que mantém a boa densidade dos ossos, e muitas fibras, cerca de 8g por xícara.
 
Acelga
As folhas ajudam a manter o bom funcionamento cerebral. Isso porque o vegetal é rico em vitamina B, que colabora para reduzir os riscos de problemas cognitivos. Ainda contém vitamina E e ácido fólico.
 
Melancia
Importante fonte de licopeno, um antioxidante que ajuda o corpo a combater doenças, além das vitaminas A e C. Outra vantagem são as poucas calorias: 40 em uma xícara.
 
Sementes de abóbora
São boas fontes de triptofano, que ajuda a melhorar o humor e a combater sintomas da depressão.
 
Ovos
Ricos em proteína, vitamina D e A e colina, importante substância para a boa saúde das células cerebrais.
 
Carne
Faz bem à imunidade devido às quantidades de zinco e pode combater ou evitar cansaço e anemia devido ao ferro.
 
Quinoa
Excelente fonte de proteína, minerais como cobre, fósforo, ferro, manganês e magnésio, que pode controlar os sintomas da TPM.
 
Kefir
Fonte de proteínas, cálcio e probióticos que ajudam a digestão.
 
Lentilha
Importante fonte de proteínas, fibras e antioxidantes.
 
Espinafre
Folhas são ricas em vitaminas A, C e K e também luteína, importante para boa saúde dos olhos.
 
Cerejas
Os antioxidantes presentes na fruta combatem perda de memória, problemas no coração, mau colesterol e diabetes.
 
Soja
Importante fonte de proteína vegetal, cujo consumo está associado ao combate ao câncer de mama e osteoporose após a menopausa.
 
Tomate
Fornece licopeno ao organismo, substância que protege contra tipos de câncer, como o de mama. Além disso, colabora na proteção da pele contra a ação do sol. O tomate contém também polifenois, que ajudam a manter artérias livres.
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade