Nutrição

publicidade

Conheça os alimentos "saudáveis" que são uma fraude

Diversos alimentos aparentemente pouco calóricos podem esconder a mesma quantidade de guloseimas
Foto: Getty Images
 

A lista de alimentos teoricamente lights ótimos para um lanche no meio da tarde é grande, porém muitas vezes esses snacks não são tão leves assim. Por isso, o site Total Beauty elaborou uma lista desses falsos magros.

De acordo com Karen Ansel, co-autora de The Calendar Diet: A Month by Month Guide to Losing Weight While Living Your Life (sem versão em português), muitos desses alimentos considerados saudáveis possuem mais açúcar que uma sobremesa normal. O verdadeiro perigo é justamente acreditar que eles são bons, pois com isso a tendência é que sejam consumidos em excesso.
Conheça quais alimentos “saudáveis” devem ser evitados se você quer fazer as pazes com a balança:
 

1. Iogurte
Ele parece ser uma das opções mais saudáveis para beliscar. No entanto, você se surpreenderia ao ver que alguns sabores de iogurte, como torta de limão, possui tanto açúcar quanto um pedaço da torta. “Porém, é importante lembrar que uma parte desse açúcar é de lactose, açúcar natural do leite. Esse é uma forma natural e mais saudável, já que vem acompanhado de diversos nutrientes. A preocupação maior é com o açúcar adicionado”, justifica Ansel. Esses tipos de açúcar não aparecem separadamente na tabela nutricional, então é preciso verificar a adição de açúcares na lista de nutrientes. Para manter seu lanche realmente light opte por uma versão sem sabor e adicione um pouco de mel e frutas picadas.

2. Barra de granola
Quando você quer beliscar algo saudável e pouco calórico uma das primeiras coisas que passa pela sua cabeça geralmente é uma barra de cereal ou granola. Porém, esse é mais um lanche que pode enganar. Alguns tipos de barra chegam a ter 24g de açúcar e podem ser tão calóricos quanto cookies. Por isso, vale checar os ingredientes antes de consumir.  

3. Cereal
Alguns cereais, especialmente aqueles voltados para o público infantil, são visivelmente açucarados e calóricos. No entanto, até os mais saudáveis não estão livres da comparação com guloseimas. “Quando o cereal é feito de cereais integrais, nós entendemos que os demais ingredientes também são nutritivos, mas nem sempre é esse o caso”, justifica Ansel. Portanto, para não errar prefira versões mais naturais, sem açúcar. Incremente o lanche adicionando frutas frescas picadas. 

4. Smoothie
Apesar de ser uma bebida com frutas, o smoothie leva sorvete, sorbet ou frozen iogurte na mistura. Por isso, geralmente também incluí grandes quantidades de açúcar e calorias. “Para saborear um smoothie saudável realmente prepare a bebida em sua casa. Assim, você consome os nutrientes das frutas sem adição de açúcar”, defende Joy Dubost, porta-voz da Associação Americana de Diabetes.

5. Bebidas esportivas
Os isotônicos são considerados energéticos e repõem vitaminas, porém também estão cheios de açúcar. Então, se você quer emagrecer essas bebidas açucaradas não são a melhor opção. “Os isotônicos são ideais apenas para pessoas muito ativas, que malham mais de uma hora por dia, pois elas de fato perdem nutrientes no suor”, defende Dubost. A melhor opção, no entanto, para os demais é tomar água. Ela pode não ter tantas vitaminas como um isotônico, mas hidrata e, se você tiver uma dieta balanceada, não vai precisar dos nutrientes desse tipo de bebida.  

6. Frozen iogurte
Apesar de geralmente ser apresentado como uma sobremesa saudável, essa propaganda pode ser enganosa. “Com isso a pessoa se serve com grandes quantidades de frozen iogurte e ainda capricha nas coberturas. Quando vai ver já consumiu as calorias de uma refeição”, defende Dubost. Por isso, é melhor escolher sorvetes de baixa caloria ou apenas o frozen tradicional.

7. Molho de tomate
Os molhos industrializados levam muito açúcar, por isso costumam ser saborosos. Algumas marcas chegam ter 11g de açúcar em apenas ½ de molho. Então, fique atenta aos rótulos quando for as compras. A melhor opção é fazer um molho caseiro com tomate picado, azeite, alho e manjericão.

 

Terra Terra