0

Estudo: Holanda é melhor lugar para comer e Chade, na África, o pior

A pesquisa mostrou ainda que os Estados Unidos têm a comida mais barata do mundo, enquanto a Angola tem a menos acessível

18 jan 2014
10h56
atualizado às 10h58
  • separator
  • 0
  • comentários

A Holanda é o melhor lugar do mundo para comer, de acordo com pesquisa da Oxfam. O pior colocado é o Chade, localizado no centro-norte da África. O ranking leva em conta disponibilidade, qualidade e preço dos alimentos, assim como doenças relacionadas à dieta. Os dados são do jornal Daily Mail.  

<p>A Holanda tem maior diversidade nutricional, além de preços dos alimentos e níveis de diabetes comparativamente mais baixos que seus rivais europeus</p>
A Holanda tem maior diversidade nutricional, além de preços dos alimentos e níveis de diabetes comparativamente mais baixos que seus rivais europeus
Foto: Getty Images

Os pesquisadores avaliaram dados de 125 países. A Holanda levou o primeiro lugar porque possui maior diversidade nutricional, além de preços dos alimentos e níveis de diabetes comparativamente mais baixos que seus rivais europeus. O Chade, por sua vez, tem comida de pouco valor nutritivo, com preço elevado e preparada com acesso limitado a condições de higiene, fora que uma em cada três crianças está abaixo do peso.

Depois da Holanda, os mais bem colocados são França, Suíça, Dinamarca, Suécia, Áustria, Bélgica, Irlanda, Itália e Portugal.  Os piores, após o Chade, são Angola, Etiópia, Madagascar, Iémen, Níger, Burundi, Moçambique, Zimbábue e Serra Leoa.

É claro que nem todos os números dos bem colocados são positivos. A Holanda, por exemplo, tem altos níveis de obesidade, com quase uma em cada cinco pessoas com um índice de massa corporal superior a 30, sendo que o nível saudável é de 18 a 25.

A pesquisa revelou que os Estados Unidos têm a comida mais barata do mundo, enquanto a Angola tem a menos acessível. A qualidade dos alimentos é maior na Islândia e mais baixa em Madagascar.

Dos países avaliados, a prevalência de diabetes é maior na Arábia Saudita e o país com mais problema de obesidade é o Kuwait. A desnutrição é mais prevalente em Burundi. Na Índia, 44% das crianças estão abaixo do peso, a taxa mais alta do mundo.

 

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade