0

Países pobres têm dieta mais nutritiva que nações ricas

Estudo traz cenário preocupante de que, mesmo na miséria, países africanos têm dieta mais saudável que populações ricas; o motivo é o excesso de junk food

19 fev 2015
16h49
  • separator
  • comentários

 

O excesso e falta de alimentação são problemas gravíssimos e recorrentes no mundo. E, um novo estudo, traz um panorama ainda mais preocupante sobre o assunto. Apesar de países ricos terem muito mais acesso a comidas saudáveis, eles apresentam uma dieta mais pobre do que aquelas que países subdesenvolvidos têm. Armênia, Hungria, Bélgica e República Checa são os quatros países com  dietas menos nutritivas do mundo, enquanto Chade, Serra Leoa, Uganda, Costa do Marfim e Somália, todas nações africanas, são os locais com as algumas das 10 melhores dietas do mundo. Os dados são do site inglês Daily Mail.

<p>Pesquisa concluiu que na&ccedil;&otilde;es subdesenvolvidas tiveram pouca ou nenhuma mudan&ccedil;a na dieta em 20 anos e que, apesar da quantidade limitada,&nbsp;mant&ecirc;m a base da alimenta&ccedil;&atilde;o rica em frutas, verduras e gr&atilde;os</p>
Pesquisa concluiu que nações subdesenvolvidas tiveram pouca ou nenhuma mudança na dieta em 20 anos e que, apesar da quantidade limitada, mantêm a base da alimentação rica em frutas, verduras e grãos
Foto: iStock

Siga Terra Estilo no Twitter

Esta gigante contradição é o resultado de um levantamento da universidade americana de Tufts que concluiu que, apesar de populações ricas registrarem crescimento no consumo de alimentos saudáveis, seus habitantes comem tanta junk food que os números ficam desbalanceados e, no panorama geral, a dieta empobrece. Ou seja, muita gente come comida boa, mas os alimentos de qualidade ruim têm dominado as mesas em quantidades ainda maiores. Estes países vivem aquela velha batalha de muito quantidade x pouca qualidade.

Na outra ponta, estão as nações que vivem a história contrária: pouca quantidade x muita qualidade. De acordo com a pesquisa, a base da dieta de países em que a maioria da população vive na miséria e inclusive registra mortes causadas por fome não mudou nos últimos 20 anos e, apesar de reduzida e muito limitada, ainda é mais rica em nutriente do que tantos produtos industrializados consumidos em países ricos.

Segundo o estudo, estados pobres consomem mais frutas, verduras, castanhas e grãos, alimentos que fazem bem para a saúde e ajudam a evitar doenças como diabetes, pressão alta, câncer e obesidade. Enquanto isso, os países ricos têm cada dia mais enchido o prato com comidas que aumentam as chances destas doenças aparecerem.

O estudo, publicado no jornal The Lancet Global, avaliou o cardápio de 197 países que abrigam quase 4,5 bilhões de adultos, entre 1990 e 2010.

Veja o ranking completo abaixo:

Países com dietas mais saudáveis do mundo:
1) Chade
2) Serra Leoa
3) Mali
4) Gâmbia
5) Uganda
6) Gana
7) Costa do Marfim
8) Senegal
9) Israel
10) Somália

Países com dietas menos saudáveis do mundo:
1) Armênia
2) Hungria
3) Bélgica
4) República Checa
5) Cazaquistão
6) Bielorrússia
7) Argentina
8) Turquemenistão 
9) Mongólia
10) Eslováquia

Países com maior consumo de alimentos saudáveis:
1) Tunísia
2) Barbados
3) Cabo Verde
4) Ilhas Maurício
5) Israel
6) Catar
7) Chipre
8) República das Seicheles 
9) República do Mali
10) Granada

Países com maior consumo de junk food:
1) Azerbaijão
2) Eslováquia
3) República Checa
4) Bélgica
5) Heilongjiang, uma província da China
6) Islândia
7) Bielorrússia
8) Lituânia
9) Estados Unidos
10) Rússia

 

 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade