4 eventos ao vivo

Rica em proteínas, fruta-pão é o novo superalimento; conheça

Cada unidade de 3kg fornece a porção de carboidrato de uma refeição para cinco pessoas

1 jul 2014
12h17
  • separator
  • comentários

Já ouviu falar em fruta-pão? Pois ela pode ser o novo superalimento. De acordo com cientistas, é rica em proteínas e cada unidade de 3 kg fornece a porção de carboidrato de uma refeição para uma família de cinco pessoas, o que lhe dá potencial de amenizar o problema da fome em alguns países. Os dados são do jornal Daily Mail.

Foto: Getty Images

Conhecida pelo nome científico Artocarpus altilis, tem polpa verde e textura de batata. É amplamente consumida nas ilhas do Pacífico e pode ser servida como parte de uma refeição principal ou transformada em doces.

Diane Ragone, do Hawaii’s National Tropical Botanical Garden (NTBG), estuda a planta desde os anos 1980, analisando variedades de 34 países. Junto com Nyree Zerega, da Universidade do Noroeste, em Chicago, Estados Unidos, constatou que tem genes semelhantes aos da fruta breadnut (em tradução livre, noz-pão), encontrada na Nova Guiné, que deve ser o ancestral da fruta-pão.

Em 2003, Diane criou o Instituto Fruta-Pão do NTBG, com plantação na ilha de Maui, Estados Unidos. Os cientistas trabalham lá com a instituição Alliance to End Hunger (em tradução livre, Aliança para Acabar com a Fome), com o objetivo de distribuir fruta-pão para lugares do mundo todo sem um fornecimento regular de alimentos.

“Tradicionalmente, na Polinésia planta-se uma fruta-pão quando uma criança nasce, porque isso seria uma garantia de alimentos ao longo da vida dela” disse Nyree. Árvores de fruta-pão requerem poucos cuidados e prosperam nos trópicos, sendo que 35 mil já foram enviadas para 26 países, incluindo Jamaica e Haiti.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade