0

Veja 10 substituições simples para uma alimentação mais saudável

8 out 2012
19h07
atualizado às 19h07
  • separator
  • comentários

Pratos saborosos não precisam ser sinônimos de muitas calorias. Com algumas substituições inteligentes, é possível conseguir resultados gostosos, saudáveis e menos engordativos. Veja 10 sugestões da sessão Healthland, do site da revista Time:

Com algumas substituições inteligentes é possível conseguir resultados saborosos e pouco calóricos
Com algumas substituições inteligentes é possível conseguir resultados saborosos e pouco calóricos
Foto: Getty Images

Molho de maçã no lugar do óleo, manteiga ou açúcar: este é um ingrediente muito saudável e que não só traz um gostinho doce para as receitas como também tem muito menos calorias do que o açúcar. Em substituição à manteiga, você pode cortar a gordura monoinsaturada contida em alimentos assados como brownies, bolos e pães. Isso sem falar sobre os benefícios trazidos pela grande quantidade de fibra existente na maçã.

Iogurte desnatado no lugar da maionese ou creme de leite: o iogurte desnatado é muito menos calórico do que a maionese ou o creme de leite, mas sua consistência é bastante similar. Tente usá-lo em suas próximas receitas. Você pode querer brincar com especiarias e temperos e, fazendo essa troca, você pode cortar a gordura e adicionar uma dose extra de proteína.

Purê de abacate no lugar de manteiga ou óleo: nem todos os tipos de gordura são ruins para o organismo - a encontrada no abacate pode, inclusive, ser boa. Assim como o azeite e as nozes, a fruta é rica em gordura monoinsaturada boa, que ajuda a manter o colesterol em níveis saudáveis e os problemas do coração longe. Ao contrário, gorduras sólidas, como a manteiga, são ricas em gordura saturada, que aumenta os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

Purê de banana no lugar de açúcar, manteiga e gordura: a banana fatiada traz gosto para cereais ou aveia, mas você pode também dar um destaque maior para esta fruta quando a usa em receitas assadas no lugar de manteiga, açúcar ou gordura. Além de rica em potássio, que ajuda a reduzir a pressão sanguínea, ela também auxilia o sistema digestivo. Apenas lembre-se que se você usar o purê para substituir o açúcar em suas receitas, reduza a umidade, usando menos leite ou água. Assim, você conseguirá uma textura mais firme.

Nozes no lugar de croutons em saladas ou da granola no iogurte: nozes sem sal e amêndoas trazem crocância e uma boa dose de proteína, mas não exagere: em excesso, podem ser bastante calóricas.

Flocos de aveia no lugar de migalhas de pão: para preparar um frango empanado, você pode fazer essa substituição inteligente e saudável. A aveia é rica em fibra e em carboidratos saudáveis e, assim como grãos integrais, é cheia de nutrientes como vitamina B e ferro.

Água com gás no lugar de água tônica: se você for pedir um coquetel, peça para o barman fazer essa substituição. A água tônica contém muito açúcar, enquanto a água com gás é pura. Considere também adicionar menos suco e mais água com gás nas bebidas com fruta.

Farinha integral no lugar de farinha branca: as diretrizes governamentais de nutrição recomendam que pelo menos metade da quantidade diária de grãos seja integral. Isso significa que as pessoas devem fazer a substituição em massas, cereais e pães. Se uma receita pedir farinha, use a integral no lugar, ou pelo menos use metade de um tipo e metade do outro. Assim, você não vai notar a diferença e terá um resultado mais nutritivo.

Tiras de abobrinha ou espaguete de abóbora no lugar de massa: use um descascador de vegetais para fazer fatias finas e longas de abobrinha ou de abóbora. Asse o “espaguete” por poucos minutos. Você pode fazer essa substituição para deixar de lado jantares calóricos como a lasanha. Essa é uma forma fácil de cortar calorias na sua refeição preferida e inserir mais vegetais na sua rotina alimentar.

Purê de batata doce para engrossar sopas: existem muitas formas de inserir mais nutrientes nos pratos. No lugar de usar creme de leite ou outros ingredientes calóricos para engrossar a sopa, por exemplo, é possível usar um purê de batata doce no lugar. Além de deixar o prato menos gorduroso, o potássio existente neste vegetal ajuda a regular a pressão sanguínea e reduzir o risco de ataque cardíaco. E lembre-se que, se for comprar uma sopa pronta no mercado, cheque a quantidade de sódio existente, preferindo as que trazem menos.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade