0

OMS: Testes amplos de vacina contra zika só ocorrerão depois de 18 meses

12 fev 2016
09h54
  • separator
  • comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta sexta-feira que uma vacina para o zika, doença que se acredita esteja relacionada com casos de microcefalia e desordens neurológicas, só estará disponível para testes clínicos em grande escala depois de 18 meses.

"Demorará pelo menos 18 meses para haver testes em grande escala", disse a diretora adjunta da organização, Marie-Paule Kieny.

A diretora precisou que a OMS identificou 15 companhias que estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina, embora algumas delas estejam na fase preliminar de suas pesquisas.

"O panorama (das pesquisas sobre o zika) evolui rapidamente e os números mudam diariamente", comentou o especialista.

Duas vacinas potenciais estão em fase de desenvolvimento mais avançados: uma no Instituto Nacional para a Saúde dos Estados Unidos e a outra na biotecnológica indiana Bharat Biotech.

Kieny comentou que a ausência de testes em animais, por exemplo, atrasa o desenvolvimento das vacinas.

Por outro lado, a responsável na OMS antecipou que "em questão de semanas" poderão estar disponíveis testes de diagnóstico da doença, particularmente entre as mulheres grávidas.

"Para a validação do primeiro teste estamos falando de semanas e não de anos", disse Kieny, ao precisar que há dez companhias de biotecnologia que podem fornecer teste sanguíneos e dez laboratórios adicionais que se encontram em distintas fases de desenvolvimento de outras provas.

Nenhum dos produtos em avaliação, esclareceu, conta com uma aprovação independente e nem foi autorizado por entidade reguladora alguma.

Kieny antecipou que serão tomadas as precauções para evitar a distribuição de teste falsos ou de má qualidade.

A diretora também disse que "em questão de semanas ou de poucos meses" poderá ser estabelecido se o zika é causador dos casos de microcefalia e da Síndrome neurológica de Guillain-Barré.

EFE   
  • separator
  • comentários
publicidade