PUBLICIDADE

Perda de libido tem solução! Veja o que fazer

Entenda causas da perda de libido, quais as consequências para a vida da mulher e qual a importância da ajuda profissional.

12 nov 2015 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

A perda de libido é uma das principais queixas das mulheres, quando o assunto é sexo. E ela pode estar associada a diversos motivos.

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde de São Paulo no Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex), divulgada em 2014, revelou que a diminuição do desejo sexual afeta 48,5% do público feminino. Entre as participantes, apenas 13% tiveram alguma causa predominante, ou seja, alteração hormonal ou outro problema de saúde.

Felizmente, existem formas de contornar a situação e garantir mais para quem tem o problema. Confira a seguir.

Estresse e preocupações do dia a dia contribuem para o quadro.
Estresse e preocupações do dia a dia contribuem para o quadro.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Perda de libido: Questão do corpo e da mente

O médico endocrinologista Francisco Tostes explica que a libido da mulher, ao contrário da do homem, não está exclusivamente ligada à testosterona. "O estado emocional e o uso de medicações como antidepressivos e anticoncepcionais podem afetar o desejo sexual", alerta.

A perda de libido pode estar associada tanto a uma quanto a um problema no trabalho ou na família. A mulher tende a se sentir menos excitada em momentos de indecisão, insegurança e desconforto. Quanto isso é contínuo, interfere na qualidade de vida da paciente.

Segundo o médico, a falta de realização no campo sexual pode contribuir para o surgimento de quadros de depressão, trazendo impacto na vida pessoal e profissional. Porém, por ser de causa multifatorial, a condição deve ser avaliada de forma ampla.

De acordo com o endocrinologista, o aconselhamento psicológico, a orientação nutricional e revisão dos medicamentos em uso são medidas importantes para melhorar o quadro. O tratamento dependerá da causa da perda de libido da mulher, que nem sempre é fácil de identificar.

3 dicas para melhorar a vida sexual

1. Converse com o parceiro

Muitas mulheres não se sentem confortáveis para pedir ao parceiro que as toque nas áreas em que elas mais sentem prazer. Com isso, ao final da relação, não conseguem alcançar o e acabam se sentindo desmotivadas. Durante o ato, você deve se permitir guiar o outro para que ele saiba exatamente o que lhe deixa excitada.

2. Livre-se das preocupações

Trabalho, contas para pagar, arrumação da casa. Nada disso importa na hora da relação. Entregue-se por completo e desfrute do momento a dois com vontade. Não adianta ficar com a cabeça focada nos problemas. Relaxe e aproveite.

3. Procure ajuda médica

Às vezes, a perda de libido ou a diminuição do prazer durante a relação sexual pode estar associada a problemas até então desconhecidos. Um especialista poderá identificar o que está causando esse desconforto e lhe auxiliar na resolução da questão. Não tenha vergonha.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade