PUBLICIDADE

Porto Rico confirma primeiro caso de zika em uma grávida

4 fev 2016 - 20h35
Compartilhar
Exibir comentários

O governo de Porto Rico confirmou nesta quinta-feira o primeiro caso local de uma mulher grávida com zika, vírus que se propaga com rapidez pelas Américas.

"A mulher atualmente está no primeiro trimestre da gravidez e foi orientada sobre o possível risco do vírus para sua gravidez. Foi avaliada por seu médico e pediu para que tenha a privacidade respeitada", disse a secretária do Departamento de Saúde porto-riquenho, Ana Ríus.

A secretária de Saúde não divulgou a identidade da mulher infectada e nem divulgou mais detalhes, mas afirmou que ela tem entre 25 e 35 anos de idade.

Ríus informou que, com este último, são três os casos de zika confirmados no último relatório semanal, que se somam aos 19 que já tinham sido comprovados até então na ilha, embora as autoridades de saúde insistam que muitas vezes os sintomas do vírus passam despercebidos.

O perfil do infectado por zika em Porto Rico, segundo Ríus, é o de uma pessoa de média idade e com prevalência entre as mulheres, que significam 58% dos afetados.

Desde que foi detectado o primeiro caso de uma pessoa infectada com zika em Porto Rico, vários setores, principalmente o turístico e o de saúde, empreenderam medidas para prevenir a presença do mosquito que o propaga em suas instalações.

O vírus do zika é transmitido através do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que leva a chicungunha e a dengue.

Ríus também informou que na quarta semana epidemiológica do ano (de 24 a 30 de janeiro) foram reportados 1.657 casos de gripe em Porto Rico e 70 internações relacionadas com essa doença.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade