PUBLICIDADE

Portugal já registra sete casos "importados" de zika vírus

22 fev 2016 - 15h49
Compartilhar
Exibir comentários

Portugal registrou até esta segunda-feira sete casos do zika vírus, o último deles em uma mulher que tinha viajado recentemente ao Brasil, informaram as autoridades sanitárias lusas.

Esta mulher procedente do Brasil não está grávida, segundo esclareceram as mesmas fontes.

O Instituto Nacional de Saúde de Portugal já confirmou a detecção do vírus em sete cidadãos, após ter atualizado o balanço de cinco a seis de duas semanas atrás.

Todos eles, segundo o organismo, se tratam de "casos importados" da América do Sul, sobretudo do Brasil, onde se detectou um dos maiores focos desta doença, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti.

As autoridades asseguraram que não existe o risco de uma epidemia pois o agente transmissão não existe no continente português, embora já tenha sido detectado na Ilha da Madeira.

Portugal é o país europeu com laços mais estreitos com o Brasil e entre ambos há até 82 voos semanais, além de uma grande comunidade brasileira residente em solo português (cerca de 100.000).

A companhia aérea portuguesa TAP anunciou no final do mês passado que reembolsaria as grávidas que compraram passagens, mas não desejem mais viajar a países infectados pelo zika, entre eles o Brasil.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade