PUBLICIDADE

Presidente hondurenho lidera campanha contra o zika

6 fev 2016 - 23h27
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, liderou neste sábado a mobilização em nível nacional para destruir criadouros do mosquito que transmite zika, dengue e chicungunha, doenças com uma alta incidência no país.

Em mensagem aos cidadãos ao iniciar a campanha, Hernández disse que a luta contra o mosquito deve ser uma razão mais para que os hondurenhos se unam.

No meio da semana, o governante declarou emergência e anunciou que todos os funcionários do setor público se somariam à luta contra o mosquito e as doenças relacionadas a ele.

Além disso, Hernández solicitou a cooperação de todos os setores do país, apoio que foi refletido em diferentes cidades nas quais o esforço é liderado pelas autoridades locais.

Prefeitos, empresários, estudantes, representantes das igrejas, operários, policiais, militares e outros setores se somaram ao combate contra o mosquito transmissor das três doenças.

No que diz respeito ao zika, a doença foi contraída por mais de 4.000 pessoas entre dezembro de 2015 e em 2016, segundo a Secretaria de Saúde hondurenha.

Hernández declarou que todos os hondurenhos devem estar conscientes da magnitude do problema, que hoje mobilizou milhares de pessoas em nível nacional.

"Se Honduras hoje fizer um trabalho efetivo destruindo os criadouros dos mosquitos, podemos também conseguir uma capacidade de reação frente a outro tipo de situações adversas que podem vir no futuro", destacou o presidente.

Hernández concluiu sua mensagem dizendo que o zika também "pode ter um forte impacto no aspecto econômico do país".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade