PUBLICIDADE

Proximidade entre médico e pacientes é 'ruim para a saúde'

Estudo indica que o profissional não consegue ser honesto com o paciente quando desenvolve laços de amizade

24 nov 2014 - 14h44
Compartilhar
Exibir comentários
Relação entre médicos e pacientes deve se manter no profissional, diz estudo
Relação entre médicos e pacientes deve se manter no profissional, diz estudo
Foto: Getty Images

Um estudo publicado no site de saúde The Lancet Oncology mostrou que médicos 'amigáveis', que desenvolvem laços além do profissional com os pacientes, podem encontrar problemas na hora de serem honestos e de tomar as melhores decisões.

Siga Terra Estilo no Twitter

A pesquisa ouviu 338 médicos oncologistas, e 59% deles admitiu ter dificuldade em dizer a verdade aos pacientes com quem têm afeto, como os riscos de doenças e possibilidade de morte. Cerca de 60% dos profissionais disseram que a proximidade pode afetar as decisões sobre a saúde dos pacientes.

Lesley Fallowfield, professora da Brighton and Sussex Medical School alerta que para os jovens médicos, a dificuldade em manter as relações somente no profissional pode ser ainda mais difícil uma vez que vivem no 'mundo virtual'. 

Os médicos devem evitar aceitar solicitações de amizade de seus pacientes no Facebook, e convites para passeios sociais.

A professora ainda explica que a proximidade também pode ser negativa para os pacientes, que podem se sentir intimidados em fazer perguntas sobre os tratamentos e efeitos colaterais. 

O estudo mostrou que quase metade dos médicos deu seu número de celular para os pacientes e 20% aceitou solicitações de amizade em redes sociais.

"O aumento do uso de redes sociais trouxe novos desafios e os médicos devem entender os riscos envolvidos e o impacto que isso pode ter em suas relações profissionais com os pacientes", alerta o porta-voz do Conselho Médico Geral americano.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade