PUBLICIDADE

Reconheça os sintomas da andropausa

Entenda quais são os sintomas da andropausa e saiba como o tratamento pode minimizar o desconforto.

12 nov 2015 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

Os sintomas da andropausa ainda não são muito conhecidos pelo público masculino. Esse período é caracterizado pela queda nos níveis hormonais - algo semelhante à menopausa feminina. O problema pode afetar a qualidade de vida do paciente, mas a boa notícia é que o desconforto pode ser controlado.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em 2015, revelou que três em cada dez homens atribuem os sinais da andropausa ao ou ao excesso de responsabilidades no dia a dia. Apenas 15% deles sabem que o período pode ser responsável pelos sintomas.

Cansaço e perda da libido estão entre os sintomas.
Cansaço e perda da libido estão entre os sintomas.
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Conheça 4 sintomas da andropausa

Os sintomas da andropausa tendem a afetar homens a partir dos 40 anos, etapa em que o corpo começa a diminuir a produção da testosterona, o hormônio masculino. Os desconfortos podem variar de pessoa para pessoa e acabam sendo confundidos com outros problemas, fazendo com que muitos pacientes não busquem ajuda.

1. Cansaço

Muitos homens acabam não associando o cansaço contínuo aos sintomas da andropausa. Eles encaram o problema apenas como "idade", ou o próprio estresse do dia a dia.

2. Diminuição do desejo sexual

A perda da libido é um dos principais sintomas desse período. Em alguns casos, pode ser acompanhada da disfunção erétil.

3. Alterações de humor

Irritabilidade constante e perda rápida da também são consideradas sinais de andropausa.

4. Perda de massa muscular e aumento da gordura corporal

Essa é uma das principais queixas, especialmente entre homens que levem um estilo de vida saudável e valorizem a estética. Mesmo mantendo bons hábitos, como levar uma dieta regrada e praticar atividades físicas, a perda de massa magra e o acúmulo de gordura abdominal podem acontecer.

Reposição hormonal controla o quadro

Em alguns casos, os sintomas da andropausa podem ser minimizados com ajuda da . O hormônio sintético é encontrado em gel, pílulas ou injeções.

No entanto, o tratamento deve ser indicado e acompanhado por um médico especialista, já que cada paciente responde de uma forma diferente ao produto. Para indivíduos com insuficiência cardíaca, problemas de coagulação ou predisposição a tumores, a reposição não é indicada.

A eficácia do tratamento poderá ser comprovada por meio da diminuição do desconforto. Exames de sangue e outros testes clínicos também podem apontar os resultados.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade