PUBLICIDADE

Saiba quando recorrer ao ultrassom transvaginal

Entenda a importância do ultrassom transvaginal e como esse exame pode prevenir problemas. Veja quando e por que fazer

22 nov 2015 - 17h24
Compartilhar
Exibir comentários

Saúde íntima em dia é sinônimo de e de organismo mais saudável. E o ultrassom transvaginal é um dos exames mais importantes para identificar problemas precocemente.

Siga Terra Estilo no Twitter

Apesar de algumas mulheres encararem o procedimento com desconforto, ele é fundamental. Com o teste, o médico pode ter uma imagem de todo o aparelho reprodutor da mulher, o que ajuda no diagnóstico de diversas doenças. Entenda quando e por que fazer o exame.

A importância do ultrassom transvaginal

A Dra. Luciana Potiguara, diretora do FertilCare - Centro de Reprodução Humana e integrante da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia Obstetrícia (Febrasgo), explica que o ultrassom transvaginal é importante para reconhecer os padrões de normalidade e diagnosticar as principais doenças ginecológicas e intercorrências obstétricas no primeiro trimestre de gravidez.  "O exame funciona baseado no fenômeno de interação de uma onda mecânica com os tecidos corporais - portanto, sem utilizar radiação ionizante", descreve a médica. É um método minimamente invasivo e não possui efeitos nocivos relevantes para a paciente.  

Exame pode detectar miomas, endometriose e até câncer
Exame pode detectar miomas, endometriose e até câncer
Foto: iStock/Getty Images / Vivo Mais Saudável

Esse procedimento ajuda a prevenir a progressão de doenças como  pólipos endometriais e adenomiose. Ele também rastreia o câncer ovariano e a endometriose profunda. "Toda mulher deve fazer anualmente a ultrassonografia transvaginal, desde que não haja contraindicação ao método", alerta a especialista. Ela lembra que isso é importante para "diagnosticar precocemente as doenças ginecológicas, evitando a sua progressão, realizando seu tratamento adequado e precoce e mantendo, dessa forma, a qualidade de vida".

Segundo Dra. Luciana, a ultrassonografia é contraindicada para pacientes virgens. Por isso, a faixa etária para indicar as avaliações transvaginais depende do início da atividade sexual.  

Não adie sua consulta ginecológica

Os dias parecem passar cada vez mais rápido e as responsabilidades se acumulam. No entanto, mesmo diante de uma rotina agitada, a mulher deve se lembrar da importância de manter os exames ginecológicos em dia.

Algumas doenças são bastante silenciosas e acabam não enviando sinais à paciente de que algo não vai bem. Especialmente nesses casos, os exames podem identificar a condição e possibilitar que o tratamento seja iniciado o quanto antes. Não subestime sintomas aparentemente sem importância!

O check-up ginecológico contribui para o diagnóstico precoce de doenças sérias, como o câncer de mama ou de colo de útero, mas também de situações corriqueiras que podem interferir na qualidade de vida da mulher, tais como corrimentos, dores nas mamas e alterações na menstruação.

Câncer de mama tardio em mulheres jovens:
Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade