PUBLICIDADE

Análise do DNA da saliva pode revelar idade

De uma forma mais fácil, simples e indolor é possível descobrir, com uma margem de erro de 5 anos, a idade biológica da pessoa

6 mai 2016 - 08h00
Compartilhar

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram mais uma coisa boa sobre a saliva: ela pode revelar sua idade com uma margem de erro de apenas 5 anos. Tudo isso porque o DNA contido na saliva também muda com o passar do tempo. 

O estudo analisou o DNA de cerca de 130 pessoas e percebeu essa mutação ao longo dos anos, que na verdade é um processo químico chamado de metilação. Essa mudança tem a capacidade de ativar certos genes e desativar outros de acordo com a forma que a pessoa vive, ou seja, baseado na alimentação, nos hábitos e etc revelando assim, a idade próxima do indivíduo. 

Acabou o segredo! Sua saliva pode revelar qual é a sua idade biológica e sua dosagem hormonal
Acabou o segredo! Sua saliva pode revelar qual é a sua idade biológica e sua dosagem hormonal
Foto: Syda Productions / Shutterstock

“Na verdade todas as nossas células, inclusive as encontradas na saliva, sofrem alterações com o envelhecimento, isso é um processo natural. Podemos dizer que essas alterações celulares estão associadas a determinadas doenças, como alterações cardiovasculares e câncer, que possuem íntima ligação com a idade”, diz João Paulo Pinto, cirurgião-dentista especialista Periodontia. 

Idade biológica x cronológica

No entanto, a idade que o DNA indica é a idade biológica da pessoa, que algumas vezes é diferente da sua idade cronológica (idade real, aquela que contamos anualmente). 

Por exemplo, quantas vezes já não vimos uma pessoa de 50 anos que aparentava ter mais idade? Ou menos? “Existe uma complexa interação entre fatores genéticos e ambientais que podem fazer com que a pessoa tenha uma idade biológica maior que a cronológica. Já hábitos de vida saudável e uma dieta equilibrada podem contribuir para um indivíduo manter-se "jovem" biologicamente”, diz o especialista. 

Benefícios da descoberta

É por isso que não da para saber a idade cronológica certa da pessoa, e sim, apenas estimá-la. Mas saber a idade biológica tem suas vantagens. “O conhecimento da idade biológica de um indivíduo poderia demonstrar se ele já possui um risco aumentado para o desenvolvimento de doenças ligadas a idade, uma informação valiosa para os profissionais de saúde, que poderiam desenvolver medidas preventivas mais precocemente”, diz João. 

Outra utilidade seria o auxílio para desvendar crimes. Existem pesquisas sendo feitas na área da Ciência Forense utilizando essa técnica com o objetivo de determinar a idade de alguém que esteve presente em uma cena de crime, por exemplo. 

Mas você deve estar pensando: grande coisa, também dá para saber isso pelo sangue. “A vantagem de utilizar a saliva consiste na forma fácil, barata e indolor de obtenção da amostra, sem precisar utilizar uma agulha para coletar sangue, o que causa arrepios e calafrios em muitas pessoas”, diz João. Tenho certeza que muita gente concorda com nosso especialista, não?

E os benefícios não param por aí. Cada vez mais a ciência tem evoluído e conseguido descobrir mais utilidades para a saliva. “Hoje, sem precisar coletar sangue é possível medir a dosagem hormonal e a presença de anticorpos específicos em pessoas com o vírus do HIV pela saliva”, diz o especialista. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade