Aprenda a cuidar dos dentes de seu pet

7 jan 2013
07h00
atualizado em 10/1/2013 às 10h48
Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), a periodontite doença de gengiva está entre os problemas mais enfrentados pelos bichinhos. Fraturas, tártaro e mau hálito também estão na lista de doenças bucais que atingem os animais.
Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), a periodontite doença de gengiva está entre os problemas mais enfrentados pelos bichinhos. Fraturas, tártaro e mau hálito também estão na lista de doenças bucais que atingem os animais.
Foto: Shutterstock

 

Assim como os humanos, cães e gatos precisam de cuidados com os dentes. Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), a periodontite – doença de gengiva – está entre os problemas mais enfrentados pelos bichinhos. Fraturas, tártaro e mau hálito também estão na lista de doenças bucais que atingem os animais. 
 
Para evitar que sofram desses males, vale acostumá-los desde filhotes a escovar os dentes. Quando são mais velhos, é mais difícil de aceitarem a escova, e, muitas vezes, precisam passar por procedimentos de raspagem de tártaro e tratamento de canal que, apesar de serem indolores, precisam de anestesia geral. 
 
O ideal é escovar os dentes dos cães e gatos todos os dias, mas, se não for possível, é preciso tentar fazer o procedimento pelo menos três vezes por semana. Nos outros dias, ossinhos e petiscos podem ajudar a limpar os dentes e melhorar o hálito. É importante lembrar que osso naturais, mesmo cozidos, não são recomendáveis, uma vez que podem fraturar os dentes.
 
A Cão Cidadão, especializada em comportamento de adestramento animal, liderada pelo zootecnista Alezandre Rossi, o Dr. Pet, dá algumas dicas para ajudar a acostumar bichinhos de estimação a escovar os dentes.
 
- Passe a escova de dentes perto da boca do cachorro, pelo lado de fora, para que ele se familiarize com o objeto. É importante não deixá-lo mordê-la. 
 
- Associe este momento a brincadeiras, petiscos e carinhos. Depois de escovar os dentes, leve-o para passear ou o recompense com petiscos.
 
- Massageie os dentes e a gengiva do cão com os dedos, pra ele se acostumar com o movimento. 
 
- Comece escovando um ou dois dentes apenas. Pare um pouco, brinque e faça um carinho. Passe para quatro dentes, seis, e assim sucessivamente. Todo este treinamento pode levar alguns dias. Só faça o procedimento completo quando ele já estiver à vontade com a escova. 
 
- Teste diferentes tipos de pastas até achar um creme dental que ele goste. 
 
- Cheque periodicamente como está a boca de seu bichinho. A língua deve estar vermelho vivo e os dentes não podem estar amarelados.
 
- Nunca use a sua pasta para escovar os dentes do cão, pois ela contém substâncias que farão mal a ele se ingeri-la.
Fonte: Intere Fonte: Terra

compartilhe

publicidade