PUBLICIDADE

Aprenda brincadeiras para a hora de cair os dentes de leite

A Fada do Dente é a mais conhecida, mas existem muitas outras brincadeiras e lendas que tornam essa fase mais encantadora e menos traumática para as crianças

10 dez 2014 - 08h00
Compartilhar
Para tornar a fase banguela mais especial e menos traumática, os pais podem lançar mão de brincadeiras e fantasias, como a lenda da Fada do Dente
Para tornar a fase banguela mais especial e menos traumática, os pais podem lançar mão de brincadeiras e fantasias, como a lenda da Fada do Dente
Foto: Fotocrisis / Shutterstock

A fase em que os dentinhos das crianças começam a cair costuma ser mágica por conta das famosas lendas e brincadeiras que envolvem esse momento. Mas para que a criança esteja familiarizada com os processos de higiene bucal e encare de forma bem natural o processo da queda dos seus dentes, é bom que os pais comecem a levá-la ao dentista bem cedo. “A primeira visita ao dentista deve ocorrer por volta de seis meses de vida do bebê, quando normalmente começam a aparecer os primeiros dentinhos”, diz Thamires Turi Baldusco, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein. 

Dente de leite pode ajudar no tratamento do Alzheimer

Sem choro: fase banguela infantil deve ser divertida 

Fada e presentes: como tornar a troca de dentes estimulante

Para que a criança esteja familiarizada com higiene bucal e encare de forma bem natural a queda dos seus dentes, é bom que os pais comecem a levá-la ao dentista aos 6 meses
Para que a criança esteja familiarizada com higiene bucal e encare de forma bem natural a queda dos seus dentes, é bom que os pais comecem a levá-la ao dentista aos 6 meses
Foto: Fotocrisis / Shutterstock

Assim, quando a fase banguela chega, pais e filhos já estão sabendo como encarar a queda do primeiro dente (aos 6 anos) até a do último (aos 12). “Nós damos dicas para que as crianças estimulem os dentinhos a caírem, ensinamos como tirá-los em casa e intervirmos quando não acontece a queda de maneira natural. Também orientamos as crianças de que essa fase mostra de fato que eles estão crescendo, que todos nós passamos por isso e de como ela é importante”, diz a especialista. 

E, para tornar o momento ainda mais especial e menos traumático para a criança, os pais podem lançar mão de brincadeiras e fantasias como, por exemplo, a lenda da Fada do Dente.

Brincadeiras e lendas

Fada do Dente

– Aqui no Brasil, essa é a lenda mais famosa envolvendo a queda dos dentes das crianças. Ao contar essa história para seus filhos, os pais dizem que quando o dente de leite cai, ele deve ser colocado embaixo do travesseiro para que a Fada venha buscá-lo à noite. Em troca, ela deixará uma moeda ou um presente para a criança. Por conta disso, muitos pequeninos esperam ansiosamente por esse momento. E aí cabe aos pais fazerem a troca do dente durante a noite. 

Ratoncito Pérez – Essa é a versão da Fada dos Dentes dos países que falam espanhol. A lenda é a mesma, mas ao invés de uma fada vir buscar o dente de leite à noite é um simpático ratinho que faz essa troca. Ele também deixa um presente ou uma moeda para a criançada embaixo do travesseiro. Em Madrid existe um museu do Ratoncito Pérez que expõe uma maquete de como seria sua casa, seus objetos pessoais e livros ilustrados sobre sua vida. 

Dente no telhado – Com o mesmo objetivo das outras histórias, essa consiste em a criança jogar seu dente de leite no telhado de sua casa e fazer um pedido (alguns pais misturam as lendas e falam que os pedidos devem ser feitos para a Fada do Dente). Assim, a cada dente jogado, a criança terá seus pedidos atendidos. 

Mourão – A cantiga do Mourão se assemelha a história do telhado. Mas ela serve mais para crianças que não acreditam muito em fadas. Diz a lenda que se o pequenino jogar o dente de leite no telhado e recitar as seguintes frases: “Mourão, Mourão, toma seu dente podre e dá cá meu dente são”, seu novo dente nascerá rapidinho e bem bonito. 

Dente queimado – Na Inglaterra, quando o primeiro dente de leite da criança cai, eles o queimam. Assim, eles acreditam que nenhum dente nascerá torto. 

Crescendo como flor – Já em algumas partes da Espanha, há a crença de que os dentes de leite devem ser enterrados em um vaso de flor, porque assim os que estão para nascer o farão de forma forte e bonita como uma planta. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade