PUBLICIDADE

Bebês devem usar creme dental com flúor; saiba mais

2 mai 2014 - 08h00
Compartilhar
Se utilizada na quantidade correta, que seria o tamanho de um grão de arroz cru, a pasta com flúor não faz mal para a formação dos dentes nem para a saúde da criança
Se utilizada na quantidade correta, que seria o tamanho de um grão de arroz cru, a pasta com flúor não faz mal para a formação dos dentes nem para a saúde da criança
Foto: Shutterstock

Os pais podem usar uma pequena quantidade de pasta de dente com flúor, assim que os primeiros dentinhos de seus filhos começarem a nascer. Essa é a nova orientação da American Dental Association (ADA), que indica o uso de uma quantidade equivalente a um grão de arroz, duas vezes por dia, até os três anos de idade. 

A mudança em relação ao flúor, que antes era recomendado apenas depois dos 2 anos, veio para combater o aumento da cárie na infância. Segundo a ADA, 25% das crianças tem ou já teve cárie antes mesmo de entrar no jardim de infância. 

É importante que os pais sejam bastante rigorosos quanto a quantidade de flúor indicada pelos especialistas. “Se utilizada na quantidade correta, a pasta de 1000 ppm de flúor não faz mal para a formação dos dentes nem para a criança que não sabe cuspir ainda”, diz Cássio José Fornazari Alencar, especialista em Odontopediatria pela USP.

Caso a criança ingira uma quantia maior do que a devida, ela pode desenvolver a fluorose ou sofrer intoxicação. “A fluorose é um tipo de defeito no esmalte, é quando os dentes se formam com algumas alterações de cor que vão desde o esbranquiçado até o acastanhado”, explica Ana Lídia Ciamponi, professora e doutora em ciências Odontológicas pela USP. 

Antes de os dentes nascerem

Nesta fase, a higienização deve ser feita com uma gaze ou um paninho molhado com água filtrada, assim, além de o bebê ir se acostumando com o ritual, esse cuidado ajuda a diminuir o risco de infecções na região. “Recomendamos também o uso de mordedores para massagear a gengiva no processo de erupção dentária (nascimento dos dentes)”, explica Ana Lídia 

Assim que os dentes iniciam a erupção a limpeza deve ser realizada com uma dedeira de silicone ou até mesmo com uma escova de cabeça pequena e extra macia para que o procedimento não machuque o bebê. 

É por isso que se recomenda que a primeira visita ao dentista seja ainda na barriga da mãe, assim ela pode receber todas as instruções necessárias sobre os cuidados bucais que deve ter com seu filho assim que ele nascer. Já com o bebê no colo, a mãe pode levá-lo ao dentista quando começar a aparecer seu primeiro dentinho, período que gira em torno dos seis meses de idade. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade