PUBLICIDADE

Candidose oral ou sapinho é comum em recém-nascidos

A doença causa ardor na boca e manchas esbranquiçadas. Em bebês, pode até impedir a amamentação. Saiba como identificar e tratar

7 mar 2016 - 08h00
Compartilhar

A candidose oral, popularmente conhecida como sapinho, é a primeira micose que uma pessoa pode pegar na vida. O agente causador é um fungo chamado cândida, que provoca manchas brancas e lesões sobre a língua, parte interna da bochecha e céu da boca.  “O sapinho é comum em recém-nascidos, mas também podem ocorrer em adultos. Ele se prolifera numa queda de resistência do paciente”, explica a dentista Claudia Regina Joaquim, especialista em Estomatologia pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. 

O sapinho pode ter origem no próprio organismo da criança ou pode ser contraído pelo contato com alguma superfície contaminada como por exemplo algum objeto do bebê, como mamadeira ou chupeta
O sapinho pode ter origem no próprio organismo da criança ou pode ser contraído pelo contato com alguma superfície contaminada como por exemplo algum objeto do bebê, como mamadeira ou chupeta
Foto: Oksama Kuzmina / Shutterstock

O sapinho pode ter origem no próprio organismo da criança ou contraído pelo contato com alguma superfície contaminada. Por exemplo, se o bico do seio, as mãos da mãe ou algum objeto do bebê, como mamadeira ou chupeta estão infectados.  É na boca, intestinos e vagina das mulheres que o fungo está presente.

São os bebês de um a dois meses de idade os principais alvos do sapinho, que pode causar muita dor e impedi-los de mamar. Uma vez diagnosticado em consultório, o tratamento é feito com antimicótico. “A candidose, na maioria das vezes, dura 15 dias após o início do tratamento”, diz Claudia. 

Como reconhecer

É preciso procurar na boca do bebê as placas brancas características do problema. Se houver camada esbranquiçada apenas na língua, provavelmente é resquício de leite. Na dúvida, cubra o dedo com uma gaze e toque, delicadamente, nas manchas para ver se saem. Normalmente, o sapinho não sai. Mas se sair e deixar uma área vermelha no local e até um pouco de sangue, é sinal que a micose se desenvolveu. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade