PUBLICIDADE

Cante e tire fotos para ensinar higiene bucal às crianças

Além de estimular o cuidado com a saúde bucal desde cedo, a especialista recomenda que o açúcar seja consumido a partir dos 2 anos e meio de idade, para evitar cárie

10 out 2014 - 08h01
(atualizado às 10h24)
Compartilhar

Com um ano de idade, algumas crianças, acostumadas a terem seus dentinhos escovados pelos pais, têm o impulso de pegar a escova e colocarem na boca, mostrando que, com essa idade, já são capazes de associar o objeto ao ato de limpar os dentes. Aos 3 anos, algumas escolas começam a incentivar a prática da escovação sozinha (sempre supervisionada por um adulto) e, embora ainda pouco eficientes, esses “treinos” são importantes para a autonomia futura da criança. 

Dentista ensina saúde bucal para crianças em escolas

Escolha lanches para seu filho ter dentes fortes

Dentista ensina como não deixar as crianças engolirem pasta

Renata Sampaio, dentista e idealizadora do projeto Turminha do Sorriso, que leva conhecimento e práticas de saúde bucal a escolas, acredita que, pelo menos até os sete anos de idade, a escovação deve ser realizada por um adulto pelo menos duas vezes ao dia. “A criança deve treinar diariamente, não só para melhorar a coordenação motora, como para perceber-se responsável pela própria saúde bucal, consolidando o hábito adequadamente”, diz.

Exemplo é tudo

O papel dos pais é fundamental nessa fase de aprendizado, não só na regularidade adequada da realização diária da higiene, como também pelo exemplo. “A criança tende a repetir o hábito familiar. Portanto, se os pais não derem importância para a saúde bucal, nem a fazem corretamente, a criança acompanhará esse ritmo”, diz Renata. 

É necessário estipular algumas regras que deverão ser seguidas por todos. Mesmo que a criança não esteja a fim ou chore, é preciso escovar os dentes, mas sem fazer do ritual um cabo de guerra. “Também é bom estabelecer limites para o consumo de doces e acostumá-los a escovar os dentes depois de todas as refeições. Para reduzir o risco de cárie, o ideal é evitar o açúcar até os 2 anos e meio, fase em que a primeira dentição se completa”, diz a dentista. 

É importante também que os pais realizem a primeira consulta ao dentista na época em que nascer o primeiro dente. Assim, o profissional poderá orientar os pais sobre os cuidados em relação às particularidades de cada criança. 

Dicas

- Cante músicas

- Deixe-os brincar enquanto fazem a escovação

- Escove os dentes juntos com eles

- Estipule competições para ver quem deixa o sorriso mais limpo

- Tire fotos do antes e depois

- Associe a saúde bucal ao acúmulo de pontos que no final rendem prêmios 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade