PUBLICIDADE

Caso Silvia Abravanel: canal mal feito causa dor de cabeça

Filha de Sílvio Santos descobriu que sua dor de cabeça era, na verdade, um tratamento de canal mal feito que estava lhe causando uma sinusite odontogênica

16 abr 2015 - 08h00
Compartilhar

Se você costuma sentir muita dor na cabeça, fique atento, pode ser algum problema no dente. Isso mesmo, este mês, Silvia Abravanel, filha do apresentador Sílvio Santos, descobriu que um tratamento de canal mal feito era o motivo de tanta dor de cabeça.  

“Torçam por mim, isso ajuda a aliviar o medo. O meu caso é sério. Por isso, não deixem de ir ao dentista quando sentirem qualquer tipo de dor, tá?! Eu sentia muita dor de cabeça e achava que era sinusite, mas não é. Foi um canal mal feito que gerou um cisto e inflamou, jogando todo o líquido para a cavidade nasal", escreveu Silvia em sua página do Instagram no início de abril. 

Filha de Silvio Santos precisou arrancar um dente por conta de um tratamento de canal mal feito que lhe causava dores de cabeça
Filha de Silvio Santos precisou arrancar um dente por conta de um tratamento de canal mal feito que lhe causava dores de cabeça
Foto: Instagram / @silviaabravanel / Reprodução

A dica que Sílvia deu para seus fãs sobre visitar o dentista sempre que sentirem uma dor na região da cabeça é bastante pertinente segundo Marina Tosta, coordenadora do Curso de Especialização em Endodontia da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas). “Um tratamento de canal mal feito podem acarretar, desde queixas de desconforto na mastigação, até casos extremos que envolvem risco de vida como a endocardite bacteriana (quando as bactérias de uma inflamação não tratada na boca caem na corrente sanguínea e se instalam no coração)”, diz a especialista. 

No entanto, Marina relata que as sequelas mais comuns relacionadas ao tratamento de canal mal conduzido são dor intensa, contínua e pulsátil, febre, mal-estar e edema facial. “Inicialmente essa patologia pode não apresentar sintomas. Mas se for diagnosticada precocemente, pode evitar a dor e complicações envolvendo outras estruturas da cabeça”, diz a especialista. 

Mas por que isso acontece?

A polpa é a parte viva do dente, é um tecido que contém vasos sanguíneos, fibras e terminações nervosas. Cáries, traumatismos ou doenças periodontais avançadas podem causar inflamações na polpa, que são curadas com o tratamento de canal. O dentista retira o que foi danificado, limpa e preenche o espaço vazio.

Assim, se a região afetada não for tratada de forma rápida e correta, a infecção pode se agravar ou se espalhar. “Se as raízes infectadas estiverem localizadas perto do seio maxilar (maçã do rosto) e não receberem o devido tratamento, elas podem provocar um quadro de sinusite odontogênica (quando a inflamação do dente passa para os seios da face)”, diz Marina. 

Os sintomas desse problema são muito parecidos com o de uma sinusite comum, como dores de cabeça, no rosto, tosse e febre. No entanto, não basta o uso de antibióticos para curar os sintomas e sim tratar a infecção no dente ou até mesmo, em casos mais graves, optar pela remoção. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade