PUBLICIDADE

Conheça 8 dicas para manter o hálito fresco na folia

Dá para manter o mau hálito longe curtindo os dias de festa

4 fev 2016 - 08h00
Compartilhar

Entre uma festa e outra, ou até durante a folia, é possível ficar com o hálito fresco lançando mão de alguns truques. Alexandre Bussab, cirurgião-dentista da Clínica Dental, conta quais são eles. 

Cuide da boca toda, não só dos dentes

Para evitarmos o mau hálito, devemos fazer a escovação diária dos dentes, língua e gengivas para manter a cavidade bucal em equilíbrio, e, frequentemente, a cada seis meses mais ou menos, fazer a visita a um dentista para um revisão.

É preciso intercalar água com as bebidas alcoólicas para amenizar o mau hálito aumentando a salivação, detergente natural da boca
É preciso intercalar água com as bebidas alcoólicas para amenizar o mau hálito aumentando a salivação, detergente natural da boca
Foto: photopixel / Shutterstock

Beba água

É preciso intercalar água com as bebidas alcoólicas para amenizar o mau hálito aumentando a salivação, detergente natural da boca.

Use fio dental

Serve para complementar a função da escova. Sem o fio dental, deixa-se de higienizar 33% da área dos dentes e, consequentemente, sem uma higienização completa, entre outros sintomas, pode aparecer a halitose.

Use enxaguantes bucais

Pode usar de uma a duas vezes por dia, mas um profissional deve indicar. Para as crianças, é importante que tenha flúor – 1000 ppm, quantidade ideal para elas – e uma ação bactericida. Dessa forma, estarão protegidas contra a cárie, a placa bacteriana e o mau hálito. Sempre evite aqueles que possuem álcool e clorexidina na fórmula.

Evite açúcar

O açúcar se associa à placa, enfraquecendo o esmalte do dente, deixando-o mais suscetível às cáries. Ele alimenta as bactérias que, por sua vez, produzem substâncias ácidas que danificam os dentes. 

Coma frutas

Uma boa ingestão de fibras é fundamental - você as encontra em frutas frescas, como a maçã e as que estão em estado desidratado, como damasco, figo secos e uvas passas. Elas auxiliam em uma maior produção de saliva, o que dificulta a formação de cáries e, consequentemente, ajuda no combate ao mau hálito. Além disso, comer uma maçã após a refeição, não somente ajuda a limpeza dos dentes, como massageia os tecidos gengivais.

Masque chiclete

Chicletes sem açúcar também cumprem essa função de maior atividade salivar, melhorando também o odor bucal. 

Faça bochecho

Se no meio da festa estiver sem escova de dentes, após a alimentação, faça um bochecho com água para remover restos alimentares. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade