PUBLICIDADE

Conheça iniciativas sociais que cuidam da saúde bucal

4 jan 2013 - 07h30
(atualizado em 6/1/2013 às 20h29)
Compartilhar
A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.
A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.
Foto: Shutterstock
A saúde bucal tem ganhado mais atenção dos holofotes em vários âmbitos, inclusive entre projetos sociais. A importância de ter uma boca saudável é disseminada e trabalhada em diversas frentes entre ONGs, pelo governo e profissionais da saúde. Conheça alguns deles.
 
Operação Sorriso
Voluntários médicos oferecem atendimento totalmente gratuito em diversas regiões do país para crianças portadoras da fissura lábio-palatina – aberturas no lábio. Estima-se que mais de 200 mil crianças nascem por ano no mundo acometidas pela fissura. Somente no Brasil estima-se que sejam mais de 5.600. 
 
Geralmente com severas dificuldades para se alimentar, falar, socializar-se ou mesmo sorrir. Algumas delas são excluídas, escondidas do contato social e rejeitadas. E na maioria dos casos, seus pais não têm condições de pagar pela cirurgia que elas tanto necessitam para terem uma vida normal.
 
Com presença em 50 países e 10 Estados brasileiros, os programas e cirurgias gratuitas são feitas com a colaboração de voluntários e doadores. Mais de 160 mil crianças, sendo mais de 3,5 mil somente no Brasil já foram atendidas. A cirurgia dura cerca de 45 minutos, e pode transformar a vida de uma criança portadora da deformidade facial. 
 
Como ajudar
Cada cirurgia custa R$1000. No site da Operação Sorriso – www.operationsmile.org.br –, as pessoas podem doar a quantidade total da cirurgia ou comprar uma cota no valor de R$100. O programa também recruta voluntários da área da saúde: cirurgia plástica, anestesiologia, pediatria, pediatria Intensiva, técnica em manutenção de equipamentos hospitalares, fonoaudiologia, psicologia, odontologia (principalmente, ortodontia), enfermagem e nutrição.
 
Dentistas do bem
O Dentistas do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo. Conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos. Eles recebem tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. 
 
Os pacientes são selecionados por grau de necessidade. A triagem é feita em escolas da rede pública ou instituição social. Jovens e crianças com problemas bucais graves,  mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.
 
O Projeto Dentista do Bem conta com voluntários espalhados por todo o país – nos 26 Estados e Distrito Federal –, dez países da América Latina e Portugal. 
 
Como ajudar
No site da Turma do Bem – www.turmadobem.org.br –, estão dados da conta bancária para depositar a doação. Quem é cirurgião-dentista e quer ser voluntário, basta preencher o formulário, que também está disponível para download no site, assinar e encaminhar digitalizado por e-mail, fax ou pelo Correio para a Turma do Bem.
Fonte: Intere
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade