PUBLICIDADE

Crianças: morder algo duro ajuda a dente de leite a cair

Segundo especialistas, o importante é deixar o dente ficar bem mole para evitar dor e traumas na criança

13 mai 2014 - 08h01
Compartilhar
Alguns pais preferem deixar cair sozinho, mas às vezes o filho se mostra tão impaciente com a situação que, antes que acabe se machucando, é melhor intervir com métodos seguros
Alguns pais preferem deixar cair sozinho, mas às vezes o filho se mostra tão impaciente com a situação que, antes que acabe se machucando, é melhor intervir com métodos seguros
Foto: Shutterstock

Existe muita expectativa e dúvida envolvendo a hora certa de tirar o dente de leite e como fazer isso. Alguns pais preferem deixar cair sozinho, mas às vezes o filho se mostra tão impaciente com a situação que, antes que acabe se machucando, é melhor intervir com métodos seguros. 

“O primeiro passo é saber se o dente mole ainda está preso por um resto de osso e pela mucosa, ou só pela mucosa. Se ainda estiver ligado a um pouco de osso indico que com os dedos o pai movimente esse dente para frente, para trás e para os lados várias vezes ao dia por vários dias, até sentir que ele está realmente mais mole. É importante dizer que esses movimentos não podem causar dor para a criança”, diz a odontopediatra Mariana Borges.  

Uma vez bem molinho, preso apenas por uma “pelinha”, a extração pode ser feita também com as mãos, ou amarrando um fio dental bem firme ao redor do dente. Se optar pela segunda alternativa, procure não deixar a região muito molhada para o fio não escorregar. Feito isso basta puxar com força e rápido para o procedimento ser o menos doloroso possível. 

“Tente distrair a criança com brincadeiras ou piadas nessa hora. É importante que ela esteja o mais relaxada possível para que não se crie nenhum tipo de trauma. E quando puxar, puxe rápido, como quem tira um band-aid”, diz Mariana, que ainda indica que os pais tenham em mãos um pedaço de algodão ou gaze caso haja sangramento. “É legal nessa hora estancar o sangue por uns cinco minutos”. 

Métodos ousados

Táticas mais ousadas como prender uma corda na maçaneta da porta e batê-la com força ou morder algo muito duro não são recomendadas pelos especialistas. “A retirada do dente de leite precisa ser algo feito com tranqüilidade e na medida do possível sem dor. Esses métodos diferentes podem ser agressivos demais e causar trauma na criança”, diz a especialista.  

Os pais que se sentem inseguros para fazer a extração podem sempre procurar um odontopediatra. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra