PUBLICIDADE

Crianças precisam aprender sobre saúde bucal na escola

Pais e professores devem ter hábitos saudáveis para servirem de exemplo para os pequenos

Compartilhar

Você se empenha para ensinar seu filho a cuidar dos dentes, mas como será que esse assunto é abordado na escola? Uma pesquisa, publicada no Dental Journal Caries Research, revelou que a formação de educadores influencia os hábitos de saúde bucal das crianças. 

A partir de exames dentais feitos em 423 crianças de famílias de baixa renda, e de questionários com seus educadores, o estudo mostrou que as crianças sob responsabilidade de educadores que completaram o ensino superior foram 1,76 vezes mais ao dentista e são 6 vezes mais propensas a manter uma rotina de consultas periódicas quando comparadas às crianças cujos educadores responsáveis não terminaram o ensino superior. Já as crianças que não eram supervisionadas por educadores apresentaram índices muito maiores de cárie.

Para melhorar a saúde bucal, os autores sugeriram focar na mudança de comportamento. Segundo eles, um educador manter bons hábitos de saúde bucal, equilibra a falta de instrução.

Por meio de atividades lúdicas, é possível tornar os cuidados com a saúde bucal um hábito diário na vida das crianças
Por meio de atividades lúdicas, é possível tornar os cuidados com a saúde bucal um hábito diário na vida das crianças
Foto: matka_Wariatka / Shutterstock

O papel da escola

Por meio de atividades lúdicas, é possível tornar estes cuidados um hábito diário na vida das crianças. Segundo Luiza Lasnaux, coordenadora da Associação Cedro do Líbano, a escola deve ter um horário para a higiene oral dos alunos como fator importante na rotina. Além disso, a criança tende a imitar o comportamento do professor que media este momento. “Toda criança tem o direito a saúde e ao bem-estar e, por meio de um trabalho em parceria da escola, família e serviços de saúde, é possível tornar este hábito fundamental para manter os dentes sempre sadios”, diz.  

O papel dos pais

A família tem um papel fundamental neste processo de aprendizagem utilizando, assim como na escola, hábitos saudáveis. “Conversas, rotina e exemplos são ótimas formas de estimular seus filhos. A escola tem papel fundamental nessa parceria com as famílias, mas vale lembrar, no entanto, que a escovação na escola tem o objetivo de reforçar o hábito, mas a escovação noturna, feita por um adulto, é a mais importante. A criança aprende por exemplos”, diz Luiza.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade