Dieta vegetariana pode aumentar incidência de cárie; entenda

4 nov 2013
07h14
atualizado às 16h26

Optar por uma dieta vegetariana pode ser uma questão filosófica, de saúde ou de gosto mesmo. O indicado antes de mudar radicalmente a alimentação é consultar um nutricionista para garantir que todos os nutrientes estejam presentes em seu prato.

O indicado antes de mudar radicalmente a alimentação, é consultar um nutricionista para garantir que todos os nutrientes estejam presentes em seu prato
O indicado antes de mudar radicalmente a alimentação, é consultar um nutricionista para garantir que todos os nutrientes estejam presentes em seu prato
Foto: Shutterstock

Dentre as dietas vegetarianas existem diferenças. O ovo-lacto-vegetariano, que não come carne, mas consome ovos e produtos com leite, o lacto-vegetariano, que, além das carnes, não aceita ovos em sua alimentação, o vegan, que não come nada que seja de origem animal, entre outros.

Segundo o cirurgião-dentista, Luiz Octavio Benatti Jr., a dieta vegan pode ser deficiente em vitaminas lipossolúveis essenciais (vitaminas de gorduras de origem animal) e aminoácidos (proteínas) necessários para ajudar o corpo a reconstruir os tecidos e ossos. “A insuficiência de vitaminas D, K2, e A são a principal razão para que muitos vegetarianos apresentem um número aumentado de cáries”, diz.

Outro ponto é que a maioria das dietas vegetarianas estimula o consumo de nozes, castanhas e frutas secas e desidratadas, que tendem a aderir na superfície dos dentes. Já as frutas frescas, apesar de também serem saudáveis,  podem ser ricas em açúcar (frutose) e acidez. “Quanto mais restos de comida ficam presos aos dentes, mais fácil para o metabolismo de bactérias e o processo de destruição do esmalte”, afirma Benatti.

Para reverter o problema e manter os dentes saudáveis, é indicado consumir azeite de oliva e gordura saturada, como o óleo de coco, além de boas fontes de vitamina D (cogumelos e sol), cálcio (couve) e outras vitaminas e minerais. “Fazer a higiene bucal depois de todas as refeições, incluindo lanches, também ajuda a prevenir a cárie”.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados. Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade