PUBLICIDADE

Está com arrepio nos dentes? Pasta especial pode ser solução

Especialista explica que cremes dentais específicos podem ajudar durante o tratamento do problema, mas um dentista deve ser consultado

27 abr 2015 - 08h00
Compartilhar

Quem tem sensibilidade dental sabe como é desagradável sentir um arrepio agudo nos dentes toda vez que come ou bebe algum tipo de alimento. Para aliviar esses sintomas muitas pessoas recorrem às pastas de dentes próprias para o problema. Mas será que elas realmente funcionam?  

A resposta é sim. Diferente dos produtos vendidos há alguns anos, que apenas mascaravam a dor fazendo a função de analgésicos, os atuais cremes dentais vendidos para esse fim realmente trazem em sua composição agentes capazes de bloquear as sensações de pressão, vento, frio, quente ou ácido.

Os cremes dentais vendidos para sensibilidade trazem em sua composição agentes capazes de bloquear as sensações de pressão, vento, frio, quente ou ácido
Os cremes dentais vendidos para sensibilidade trazem em sua composição agentes capazes de bloquear as sensações de pressão, vento, frio, quente ou ácido
Foto: Jan Mika / Shutterstock

Essas pastas formam camadas de cálcio, ou de substâncias similares a ele, que protegem a dentina – parte mais interna do dente –, bloqueando a passagem desses estímulos da boca até o nervo dental.  

No entanto, segundo William Frossard, dentista especializado em periodontia, esses produtos não curam o problema. “As pastas dentais próprias são coadjuvantes no tratamento de sensibilidade dental, que deve ser acompanhado por um profissional. É importante destacar que a sensibilidade tem várias causas (como uma cárie negligenciada) e, dependendo de qual for, essas pastas podem não ter nenhuma efetividade na origem do problema”, diz o especialista. 

Causas da sensibilidade

Mais comum do que parece, a sensibilidade dental acontece quando há um desgaste da proteção externa do dente (esmalte dental), deixando a dentina exposta. A dentina, por sua vez, protege a polpa e o nervo dental, ou seja, se fica exposta, as sensações de quente, frio e ácido acabam chegando mais facilmente ao nervo, causando a famosa sensação de arrepio (ou até dor).  

“A sensibilidade dental pode ser causada por retração gengival (comum na gengivite), traumas de uma escovação feita de forma muito agressiva ou deficiente, restauração, desgaste natural do dente ou até mesmo uma cárie. A dor é um mecanismo de defesa, pedindo socorro, portanto se o paciente tem sensibilidade dental o mais importante é o diagnóstico do profissional para avaliar sua origem”, diz William. 

Problemas de uma sensibilidade não tratada 

Uma sensibilidade dental não tratada pode causar outros problemas sérios para a saúde bucal. Por exemplo, uma cárie pode causar sensibilidade. Se nenhuma delas for tratada, a cárie pode virar problema de canal e a sensibilidade se agravar ainda mais. 

Outra coisa que acontece muito com pacientes que sofrem com esse problema é deixar de escovar o dente na região que sentem o arrepio da sensibilidade. Ou então, passar a mastigar os alimentos somente do lado que “não dói”. 

“Deixar de escovar uma determinada região pode causar acúmulo de placa bacteriana, cárie, gengivite e agravar a sensibilidade. No caso da mastigação só de um lado, a tendência é gerar um sobre-esforço tanto na musculatura quanto nos dentes do lado mais exigido”, diz o especialista.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade