PUBLICIDADE
Logo do

Novidades

Grávida pode usar aparelho? Especialista responde

O período exige cuidados especiais já que as alterações hormonais aumentam as chances de inflamação na gengiva

26 jan 2016 08h00
Publicidade

Muitos mitos rondam os cuidados com a saúde bucal durante a gravidez. Um deles é sobre o uso do aparelho ortodôntico. Segundo o cirurgião-dentista, Fernando Tai, especialista em ortodontia, as gestantes podem e devem usar aparelho, porém, nessa fase, há alterações hormonais que podem causar alterações nas gengivas e saliva.

“A gengivite gravídica – inflamação da gengiva – seria o problema mais frequente para a paciente, que precisaria redobrar os cuidados com a limpeza diária, com uso do fio dental, uso de escova e complementos com enxaguatórios bucais recomendados pelo dentista para este período tão especial das gestantes”, diz Fernando.

A gestante deve usar todos os recursos disponíveis para manter a saúde bucal. “Existem materiais de higiene oral específicos para quem usa aparelhos ortodôntico, por exemplo, escovas interdentais, fios dentais ortodônticos e aparelhos de jato de água e alguns modelos de fio dental elétrico disponíveis no mercado brasileiro e estrangeiro”, afirma o especialista.

Além dos cuidados em casa, as gestantes que usam aparelho ortodôntico devem aumentar a frequência no dentista. “É preciso fazer manutenção, limpeza ou profilaxia dos dentes, remoção de tártaros e cáries.  Se for antes de engravidar, melhor”.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade