PUBLICIDADE

Gravidez: use pasta sem sabor para driblar enjoos matinais

Mulheres que esperam um bebê precisam redobrar os cuidados orais para evitar problemas que podem prejudicar até a criança

2 set 2014 - 08h04
Compartilhar
A melhor época para tratamento no dentista é durante o segundo trimestre de gestação
A melhor época para tratamento no dentista é durante o segundo trimestre de gestação
Foto: Elena Vasilchenko / Shutterstock

Quarto do bebê, enxoval, pré-natal. Com tantas atribuições, a saúde bucal da gestante acaba ficando em último plano, o que pode prejudicar a qualidade de vida da mãe e o nascimento do filho.  A partir do momento que o organismo da mulher começa a gerar uma criança, ele fica mais vulnerável por conta de alterações hormonais típicas dessa fase. E o aumento de alguns hormônios facilita o aparecimento de inflamações na gengiva. 

Pré-natal odontológico previne cárie em bebês

Parto prematuro pode ser causado por gengivite

Além disso, durante esse período, ocorrem mudanças nos hábitos alimentares, principalmente por questões emocionais. “A mulher passa a comer coisas diferentes e em maior quantidade, principalmente alimentos com açúcar. Essa mudança aumenta o risco de cáries”, diz Ana Lídia Ciamponi, odontopediatra.

Outro ponto de atenção durante a gravidez são os famosos enjoos matinais. Muitas mulheres relatam que, ao escovar os dentes, o mal estar aumenta. Nesses casos, é recomendável trocar a marca ou o sabor da pasta de dente, optando até por cremes sem sabor algum. “Caso opte por não colocar a pasta, procure fazer depois da escovação um bochecho com antisséptico bucal com flúor e/ou clorexidina”, diz a especialista. 

Marque na agenda

Se durante a gestação for necessário fazer alguns tratamentos ou exames odontológicos, é preciso ter cuidados especiais. “A melhor época para tratamento reabilitador é durante o segundo trimestre de gestação”, diz a dentista. No caso da aplicação da anestesia, é importante conversar com o profissional sobre a seleção adequada do anestésico. Já com as radiografias é fundamental usar o avental plumbífero (de chumbo) e estar atenta às doses e as durações das tomadas radiográficas. 

Entenda o que pode e não pode fazer nos dentes durante a gestação

Quanto a tratamentos estéticos, Ana Lídia aconselha que eles sejam evitados em qualquer período da gestação. “Não indico um tratamento de clareamento, por exemplo, pois além de desnecessário nesse período, não há dados suficientes que comprovem sua segurança durante a gravidez e a amamentação”, diz Ana Lídia. 

Periodontite x nascimento prematuro

“Quanto mais severa for a doença periodontal, maior o risco de se ter um parto prematuro. Falando em números, a mulher que tem problema gengival tem de 4 a 7 vezes mais chances de ter seu parto antecipado. Por isso que a prevenção ainda é o ideal”, diz Ana Lídia.  

Isso ocorre porque as bactérias que se instalam na boca, por conta das inflamações gengivais, entram na corrente sanguínea e conseguem chegar até a placenta. Lá elas liberam substâncias capazes de contrair a musculatura do útero favorecendo o trabalho de parto. 

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade