PUBLICIDADE

Hálito fresco o dia todo? 7 aliados que não podem faltar

Dentista dá dicas para deixar a salivação em dia e manter a halitose longe de você

21 out 2015 - 08h00
(atualizado às 10h30)
Compartilhar

A dentista Jacqueline Chaves Duarte, especializada no diagnóstico e tratamento da halitose da clínica Hálito Puro, fez uma lista com sete aliados para quem quer ter hálito fresco durante o dia inteiro. 

Foto: Lisa S. / Shutterstock

1. Água

Beba 2 litros de água por dia para ajudar na produção de saliva e, consequentemente, aumentar a lubrificação. Assim, você mantém o nível do detergente natural da boca que mantém o pH neutro e livre de bactérias do mau hálito.

Foto: Monkey Business Images / Shutterstock

2. Limpador de língua

Faça diariamente a limpeza da sua língua usando um limpador de língua e removendo completamente a saburra lingual (camada branca que recobre a superfície da língua e que é a causa mais comum de mau hálito).

Foto: hightowernrw / Shutterstock

3. Enxaguante sem álcool

Existem produtos especializados no combate ao mau hálito. Mas prefira as versões sem álcool que ressecam a boca e causam aumento da descamação bucal.

Foto: Tischenko Irina / Shutterstock

4. Frutas ácidas

Faça o estímulo da sua salivação com frutas ácidas: limão, abacaxi, maracujá, kiwi e morango.

Foto: StockPhotosArt / Shutterstock

5. Comida

Procure se alimentar a cada três horas.

Foto: Stokkete / Shutterstock

6. Exercícios

O exercício físico ajuda a relaxar e evitar o estresse, grande causador do mau hálito, uma vez que o estressado, geralmente, passa longas horas em jejum, além de ter a produção de saliva prejudicada, pois a atividade das glândulas salivares depende, entre outros fatores, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central, que fica instável em situações de nervosismo.

Foto: Oliver Hoffmann / Shutterstock

7. Vaso sanitário

Fique de olho no intestino, que deve funcionar diariamente. Fezes acumuladas por um longo período no intestino exalam componentes malcheirosos que acabam sendo absorvidos pela corrente sanguínea. Esses compostos, por sua vez, são liberados pelos pulmões, causando uma alteração no hálito.

Foto: DenisNata / Shutterstock
Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade