PUBLICIDADE

Halitose causa discriminação e estagnação profissional

Mau hálito faz pessoas perderem oportunidades de crescer profissionalmente, além de causar uma discriminação silenciosa

Compartilhar
Temos na clínica relatos de pacientes que participam de reuniões no seu trabalho e que não colocam suas sugestões para não ter que falar, diz dentista
Temos na clínica relatos de pacientes que participam de reuniões no seu trabalho e que não colocam suas sugestões para não ter que falar, diz dentista
Foto: Lisa S. / Shutterstock

A pessoa que tem mau hálito enfrenta muito mais problemas do que se imagina. Ter halitose hoje em dia pode causar a exclusão social, solidão, fim de relacionamentos afetivos, além de prejudicar o crescimento profissional dentro de uma empresa. 

15 passos para acabar com o mau hálito já

Ronco: problema faz casal dormir separado por quase 1 ano

Saiba como o gengibre pode acabar com o seu mau hálito

Isso acontece porque é desconfortável conviver com um portador de halitose. “E por julgar constrangedor informar que a pessoa tem mau hálito, a sociedade costuma discriminá-los em silêncio. E, como quem tem halitose na maioria das vezes não sente o próprio hálito, a pessoa fica sem saber o motivo pelo qual está sendo preterida e acaba sofrendo por isso”, diz Ana Kolbe, fundadora e presidente da Associação Baiana de Estudos e Pesquisa dos Odores da Boca (ABPO-BA).

Porém, quando a pessoa descobre o problema, a situação fica ainda pior, pois ela muda seu jeito e se torna mais fechada para evitar qualquer tipo de vexame ou rejeição. “As pessoas que são portadoras de halitose consciente falam pouco, colocam a mão na boca quando falam, falam de longe ou falam com a cabeça voltada para baixo”, diz a especialista. 

Estagnação profissional

Essa esquiva social acaba prejudicando a pessoa em várias áreas da sua vida, principalmente a afetiva e a profissional. “Existem casos de pessoas que se tornam verdadeiros eremitas. Temos na clínica relatos de pacientes que participam de reuniões no seu trabalho e que não colocam suas sugestões para não ter que falar e muitos acreditam que perderam oportunidades de crescer profissionalmente por causa disso”, diz Ana. 

Por conta desse problema, os profissionais que precisam ter mais contato direto com as pessoas para se destacarem, como professores e vendedores, são os que mais sofrem e se prejudicam com a halitose. Aqueles que estão procurando um emprego novo, participando de um processo seletivo, também podem acabar perdendo boas oportunidades. “Em uma seleção de emprego fatalmente o portador de halitose sofrerá descriminação, assim como nos relacionamentos pessoais. Eu tenho relatos de pais que afirmam que as filhas não casaram por causa da halitose”, afirma a especialista. 

Jovem quase perde namorada por causa do mau hálito

Suplementos e termogênicos podem causar mau hálito

População não escova os dentes quanto deveria, diz estudo

SOS Mau Hálito 

Para tentar diminuir essa discriminação, a ABHA (Associação Brasileira de Halitose) oferece um serviço em seu site chamado SOS Mau Hálito. Lá, é possível mandar um e-mail anônimo avisando que o colega está com mau hálito, sem constrangimentos. “É um serviço de utilidade pública e gratuito”, diz Ana.  

Serviço anônimo avisa sobre mau hálito por email ou cartaAcreditar na cura 

Por ser um problema multidisciplinar e multifatorial, não existe uma receita certa para o tratamento da halitose. Para curá-la, a pessoa precisa estar disposta a se submeter a um diagnóstico complexo e um plano de tratamento específico para o seu caso, que muitas vezes vai precisar da ajuda de mais um profissional. 

“Precisamos trabalhar em paralelo a evolução da autoconfiança e da auto-estima desse paciente e provar que ele está curado. É muito comum o paciente achar que sua halitose ainda está perceptível para as pessoas só de ver alguém coçando o nariz perto dele. Porém, 40% da população brasileira têm rinite alérgica e costuma coçar o nariz, por isso, não basta dizermos para esse paciente que ele está curado, ele precisa acreditar nisso”, diz a especialista. 

Amidalite pode causar hálito com cheiro de queijo

Saiba avisar seu amigo que tem uma sujeira no dente dele

Doença ‘engana’ e faz paciente pensar que tem mau hálito

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade